Míssil ucraniano atingiu navio com mísseis de cruzeiro russo na Crimeia

Ministério da Defesa russo reconheceu "danos" num navio e acrescentou que os sistemas antiaéreos russos abateram 13 dos 15 mísseis de cruzeiro lançados pela Ucrânia contra o estaleiro Butoma. Em retaliação, a Rússia destruiu armazém de mísseis na Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

A Força Aérea ucraniana anunciou que um dos seus mísseis atingiu um navio russo com mísseis de cruzeiro Kalibr num estaleiro na cidade portuária de Kerch, na Crimeia.

A informação foi confirmada pelo comandante da Força Aérea, tenente-general Mikola Oleschuk, na sua conta no Telegram, depois de as Forças Armadas ucranianas terem relatado no sábado que tinham atacado infraestruturas marítimas e portuárias em Kerch, conforme relatado pela agência de notícias Ukrinform.

Twittertwitter1721085615138099296

Por seu lado, o Ministério da Defesa russo reconheceu "danos" num navio e acrescentou que os sistemas antiaéreos russos abateram 13 dos 15 mísseis de cruzeiro lançados pela Ucrânia contra o estaleiro Butoma.

"Alguns restos dos mísseis caídos caíram no território de uma das docas secas. Não houve vítimas", disse o governador da Crimeia, Sergei Aksenov, no Telegram, conforme noticiado pela agência de notícias russa Interfax.

Em abril de 2022, Moscovo confirmou que o navio de guerra "Moskva", um dos principais ativos da frota russa, afundou enquanto era rebocada após sofrer um incêndio na sequência de um ataque do Exército ucraniano.

A Ucrânia e a Rússia estão em guerra há mais de um ano, desde que as tropas russas invadiram, em 24 de fevereiro de 2022, território ucraniano. A região ucraniana da Crimeia foi ocupada e anexada pela Rússia em 2014.

O Ministério da Defesa russo anunciou que a sua aviação destruiu um armazém de mísseis na região ucraniana de Dnipropetrovsk (centro), em retaliação a um ataque de Kiev contra um navio de mísseis russo na Crimeia.

"Um armazém de projéteis aéreos da Força Aérea Ucraniana foi destruído no aeródromo de Dnipro, na região de Dnipropetrovsk", informou o Ministério da Defesa russo no seu relatório diário de guerra.

Segundo o departamento militar, as forças russas também destruíram "equipamentos aéreos" no campo de aviação Mirgorod, na região de Poltava, no centro do país.

Em geral, observou a Defesa, a aviação russa, mísseis, artilharia e drones russos atacaram posições ucranianas em 133 áreas do país.

A Ucrânia atacou este sábado um estaleiro no distrito de Kerch, na Crimeia, com mísseis britânicos StormShadow, causando danos ao porta-mísseis russo Askold, que estava localizado nesta instalação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt