Ministros da UE chegam a acordo para União Bancária

Os ministros das Finanças da União Europeia acordaram na noite de quarta-feira a base do que será o projeto de uma união bancária destinada a evitar uma nova crise na zona euro.
Publicado a
Atualizado a

Os ministros das finanças da União Europeia chegaram hoje a acordo sobre a união bancária, destinada a evitar uma nova crise na zona euro, informaram fontes governamentais.

Após mais de 12 horas de negociações, em Bruxelas, os responsáveis europeus acordaram em iniciar o processo de criação de um mecanismo de gestão de falências bancárias, cujos detalhes não foram, no entanto, revelados.

"Este é um dia memorável", escreveu no Twitter o comissário europeu para os serviços financeiros, Michel Barnier. "As negociações com o Parlamento Europeu podem iniciar-se", acrescentou.

Os detalhes do texto não foram revelados, mas a união bancária permitirá a criação de um mecanismo único de resolução, isto é, de falência organizada dos bancos da zona euro.

Previsto para entrar em funcionamento no início de 2016, este mecanismo irá aplicar-se diretamente a pouco mais de 300 bancos da UE, os mais importantes da zona euro e os bancos transfronteiriços.

Será criado um conselho que deverá decidir se, em caso de falência iminente de uma instituição financeira, esta será recapitalizada ou se deve proceder à sua liquidação de forma controlada.

O primeiro pilar, supervisão única confiada ao Banco Central Europeu, entrará em vigor em 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt