Ministro do Interior nomeado novo príncipe herdeiro
Segundo um despacho da agência AP, o príncipe Nayef, 78 anos, foi também nomeado vice primeiro-ministro, mantendo ainda o cargo de ministro do Interior.
Nayef poderá assumir o trono saudita em caso de morte do rei Abdullah, 87 anos, actualmente a recuperar da terceira operação, em menos de um ano, a problemas nas costas.
O príncipe Sultan morreu no sábado em Nova Iorque, aos 80 anos, devido a doença não especificada.
Tradicionalmente, na Arábia Saudita é o rei que nomeia o seu herdeiro, mas o príncipe Nayef foi escolhido pelo Conselho da Fidelidade, um órgão consultivo criado pelo rei Abdullah no âmbito das reformas realizadas, tendo-o incumbido de escolher o herdeiro do trono.
O novo príncipe herdeiro é conhecido por combater o fundamentalismo islâmico e resistir às tentativas de maior abertura no ultraconservador reino da Arábia Saudita.
Nayef também se opôs a algumas das iniciativas de abertura do rei Abdullah, tendo afirmado, em 2009, que não via motivo para as mulheres votarem ou participarem na política do reino.
Segundo alguns observadores, se Nayef chegar ao poder não haverá mais reformas, sendo reduzidas as possibilidades de que uma mudança no trono afecte as boas relações que a Arábia Saudita mantém com os Estados Unidos da América.