Ministério Público processa 'Duas Caras' no Brasil

Publicado a
Atualizado a

O Ministério Público de Minas Gerais decidiu entrar com uma acção em tribunal contra a TV Globo, devido à novela Duas Caras, que em Portugal é emitida pela SIC. O órgão brasileiro pede uma indemnização à estação brasileira por "dano moral colectivo", provocado pelas temáticas da ficção.

Alegam os promotores que a novela veicula, em excesso, temas ligados a drogas, actos criminosos, insinuação sexual, erotismo, sensualismo e promiscuidade, "inadequados ao horário" - a novela é emitida às 20.00. Os promotores querem 1% da facturação da TV Globo, como penalização, a reverterem para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Esta não é a primeira vez que a justiça brasileira critica Duas Caras. No ano passado, o Ministério da Justiça elevou de 12 para 14 anos a faixa etária indicativa da novela e fez um acordo para retirar as cenas em que Alzira (Flávia Alessandra) fazia a sensualíssima dança do poste.

De acordo com o Ministério Público, mesmo com a retirada de cenas mais ousadas, a novela continua a disseminar mensagens negativas para crianças e adolescentes.

Em Portugal, a idade indicada para a novela, estabelecida pela SIC, a classificação do programa é de 12 anos, mais baixa do que no Brasil. No entanto, o horário é bastante diferente, pois a estação de Carnaxide optou por exibir a novela depois das 23.00, uma opção mais tardia do que a tomada pela Globo.

Duas Caras, a principal novela no ar da TV Globo, não teve um início auspicioso no Brasil - começou com problemas de queda de audiência e, em crise, o autor Aguinaldo Silva chegou a anunciar que entraria em férias imprevistas. No entanto, este problema já foi superado, pois as audiências melhoraram bastante.

Actrizes em confronto

Outra notícia veiculada no Brasil sobre a novela é que duas actrizes estão em confronto, nos bastidores. Em Duas Caras, Sílvia (Alinne Moraes) e Maria Paula (Marjorie Estiano) disputam o mesmo homem: Marcone Ferraço, vivido por Dalton Vigh. Mas, segundo os sites especializados em TV, nos bastidores há uma "intensa briga" e Alinne teria chamado Marjorie de "vagabunda". Veio a público, ainda, a informação de que outros artistas queixam-se de que Marília Gabriela (a Guigui ) tem privilégios. Enquanto a maioria espera horas seguidas para participar nas gravações, a direcção da novela daria prioridade à actriz-jornalista, permitindo-lhe gravar sem demora as suas participações e ficar rapidamente livre.

A veterana actriz Mara Manzan, que vive a Amara em Duas Caras, vai deixar a novela, para ser operada a um cancro no pulmão. Apesar disso, a artista está confiante e optimista de que poderá voltar a participar no final da novela, na qual desempenha um papel cómico.| Com M.J.E.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt