Militares podem desfilar fardados em parada gay

Militares australianos gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e intersexuais já estavam autorizados a desfilar na parada que se realiza anualmente em Sydney, mas este ano vão poder fazê-lo fardados pela primeira vez.
Publicado a
Atualizado a

A cadeia australiana ABC noticiou que as Forças de Defesa Australianas deram autorização a homens e mulheres do Exército, da Força Aérea e da Marinha para desfilarem fardados na parada de Sydney, conhecida como Mardi Gras, que em março se realiza pela 35.ª vez.

Em comunicado datado de 21 de dezembro, mas só hoje noticiado pela imprensa australiana, as Forças de Defesa destacam que têm como prioridades a inclusão e a diversidade no trabalho e que pretendem "refletir a comunidade" que servem.

Desde 2008 que os militares australianos se juntam à parada Mardi Gras, mas, até agora, sem autorização para usarem os respetivos uniformes. O último pedido para o fazerem foi feito em 2006, mas foi recusado.

A mudança hoje conhecida coincide com o 20.º aniversário do fim da proibição que impedia os militares australianos, homens e mulheres, de assumirem abertamente a sua homossexualidade.

Vince Chong, responsável por um esquadrão da Força Aérea, constatou que a decisão "mostra à comunidade internacional que as Forças de Defesa Australianas são uma organização inclusiva" e que nada impede os homossexuais de terem carreiras militares bem sucedidas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt