O convite era para amigos e vizinhos, mas apareceram milhares
Os pais de Rubi Ibarra fizeram um vídeo em que faziam o convite: apareçam na festa do 15.º aniversário da nossa filha, diziam, enumerando de seguida algumas das atrações da comemoração, a ter lugar em La Joya, no México. Só que o vídeo tornou-se viral na Internet e, em vez de aparecerem apenas os amigos e vizinhos, apareceram milhares de pessoas. Apesar disso, a festa ficou marcada pela morte de um homem numa corrida de cavalos.
A responsabilidade pela divulgação do vídeo foi de um fotógrafo local, que o colocou no Facebook. A partir daí, foi amplamente divulgado nas redes sociais e no Youtube, tendo tido milhões de visualizações. Crescencio e Anaelda Ibarra faziam o convite para o 15.º aniversário da filha Rubi, a tradicional quinceañera, que marca a chegada à vida adulta, uma forma de apresentar a jovem à comunidade.
"Toda a gente está convidada", diziam. Assim, mais de um milhão de pessoas confirmou ir à festa, que incluía comida, música ao vivo e corridas de cavalos com prémio monetário.
O caso foi sendo noticiado, a família deu entrevistas na televisão, mas Crescencio Ibarra garantia no Facebook que "onde comem quatro comem cinco". As paródias na Internet também se foram multiplicando e até Gael García Bernal fez um vídeo a gozar a situação.
As autoridades começaram a mobilizar-se para o evento, aumento a segurança e a assistência médica. Uma companhia aérea ofereceu descontos de 30% a quem viajasse para o estado de San Luis Potosi com o slogan "Vai à festa da Rubi?".
Na segunda-feira, finalmente, realizou-se a festa. Com música ao vivo, comida e milhares de pessoas.
Mas uma tragédia marcou o evento: um homem de 66 anos morreu durante uma corrida de cavalos, depois de, ao que tudo indica, se ter atravessado no percurso. Um outro ficou ferido.