Miguel Oliveira sétimo no GP da República Checa
No circuito de Brno, o piloto de Almada largou do quinto lugar da "grelha" e nunca conseguiu andar acima dessa posição ao longo das 19 voltas, embora tenha rodado sempre no pelotão da frente.
Oscilando entre o oitavo e o quinto posto, Miguel Oliveira acabou por terminar em sétimo, a 47 centésimos de Alexis Masbou, que aos 27 anos obteve o primeiro triunfo da sua carreira, apesar de ser um "veterano" da categoria inferior, em que cumpre a décima temporada.
Num final emocionante, como quase sempre são os das corridas de Moto 3, Masbou entrou para última volta em sexto e cortou a meta como vencedor, à frente do italiano Enea Bastianini (KTM) e do britânico Danny Kent (Husqvarna), que deixaram atrás de si o espanhol Alex Marquez (Honda) e o australiano Jack Miller (KTM), segundo classificado e líder do Mundial, respetivamente.
O espanhol Alex Rins (Honda) protagonizou uma situação insólita, quando começou a festejar a vitória na penúltima passagem pela meta pensando que a corrida tinha terminado. O piloto rapidamente se apercebeu do erro, mas foi impossível recuperar o terreno perdido e acabou em nono.
Após esta prova, Miguel Oliveira caiu uma posição no Mundial de pilotos, ocupando o nono lugar, com 71 pontos e em igualdade com Bastianini, oitavo. Jack Miller comanda, com 169 pontos, mais 23 do que Alex Marquez, que desalojou da segunda posição o também espanhol Efren Vazques (Honda), agora terceiro com 145.