Migrações: Maioria dos adultos com 3.º ciclo do ensino básico são oriundos de países terceiros

Bruxelas, 23 mai 2019 (Lusa) -- A maioria das pessoas (35%) entre os 25 e os 54 anos na União Europeia (UE) que completaram pelo menos o terceiro ciclo do ensino básico eram, no ano passado, oriundas de países terceiros, segundo o Eurostat.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o gabinete estatístico europeu, em 2018, 35% das pessoas entre os 25 e os 54 anos que completaram pelo menos o terceiro ciclo do ensino básico na UE eram oriundas de fora do bloco comunitário, contra 22% de nascidos no Estado-membro em que estudaram e 18% de pessoas oriundas de outro país da UE.

No que respeita ao ensino secundário, quase metade (47%) dos que o concluíram eram nacionais do país onde estudaram, seguindo-se os oriundos de outro Estado-membro (42%) e os de fora da UE (34%).

No ensino superior, as pessoas nascidas em outro Estado-membro estão no topo da tabela (37%), face a 36% do país de origem e às 31% oriundas de países fora da UE.

O boletim do Eurostat sobre integração de migrantes no sistema de ensino indica que a taxa de escolarização é maior nos homens do que nas mulheres, independentemente de serem ou não cidadãos da UE, tendência que se inverte no ensino superior.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt