O sistema funciona utilizando seis projetores que calibram a imagem projetada de acordo com a disposição, o tamanho e a cor da divisão, e ainda conforme a posição da cabeça do utilizador, para que o jogo seja o mais adequado possível a cada caso específico. Além dos projetores, existem seis sensores Kinect, câmaras com sensor de profundidade capazes de identificar e seguir os movimentos do utilizador, que permitem saber quando este interage com o jogo. .[youtube:ILb5ExBzHqw].O protótipo permite que o jogador interaja tocando diretamente as superfícies da divisão ou usando comandos, pistolas ou varinhas. Este sistema é mais uma aproximação à criação de um Holodeck como o da série Star Trek, indo mais longe que o Illumiroom, o protótipo do ano passado da Microsoft Research que criava uma realidade aumentada ao redor de um televisor. .O sistema RoomAlive é, neste momento, caro demais para ser usado por particulares, mas a Microsoft imagina um futuro em que esta tecnologia seja low-cost e possa ser instalada em qualquer divisão. No entanto, para já, a empresa não tem planos de tornar o sistema num produto comercial. .O editor do site Engadget, Steve Dent, realçou que não é difícil ver potencial nesta investigação, "não só nos jogos de vídeo, mas também em campos como a educação ou o treino militar."