Michelle Obama sem véu envia mensagem a novo rei saudita

Presidente americano procura reforçar as relações entre Washington e Riad num momento sensível da segurança do Médio Oriente. Os direitos humanos não terão sido abordados entre Barack Obama e o rei Salman al-Saud
Publicado a
Atualizado a

A primeira dama americana, Michelle Obama, foi ontem tema recorrente da imprensa estrangeira. Em causa, o facto de se ter apresentado no reino conservador da Arábia Saudita sem véu na cabeça. Para alguns analistas, Michelle Obama fê-lo de propósito, foi "uma declaração política"; para outros, a mulher do presidente Barack Obama "nem pensou no assunto".

O diário americano Washington Post, por exemplo, defende que Michelle fez de propósito porque "tal como as outras primeiras damas, as roupas de Michelle Obama têm sido observadas até ao infinito de acordo com o tipo de mensagens que ela quer fazer passar".

Tendo isto em conta, o jornal avança que "num país com um código severo para o vestuário das mulheres, que não podem conduzir e vivem num sistema de controlo masculino. Num país que exige que as mulheres adiram a um rígido código de vestuário em público (rosto e cabelo conerto e roupas largas e compridas), [Michelle] Obama apresentou-se de calças pretas, top azul e casaco estampado e de cabeça descoberta".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt