Michael Matthews é o primeiro líder da Paris-Nice

Português Rui Costa foi 88.º classificado, a 32 segundos do australiano. Matthews consegue uma vitória na primeira prova em que participa este ano
Publicado a
Atualizado a

O ciclista australiano Michael Matthews surpreendeu a concorrência e garantiu este domingo a primeira vitória da época - na primeira prova que disputa - no prólogo de 6,1 km da Paris-Nice, a decorrer em circuito parisiense, envergando assim a primeira camisola de líder.

O sprinter da Orica GreenEdge cumpriu o percurso em 07.39 minutos, superando o favorito holandês Tom Dumoulin (Giant Alpecin), por um segundo. O vice-campeão mundial da temporada de 2015 (atrás do eslovaco Peter Sagan) é o líder da primeira prova do World Tour, já depois de na época passada ter envergado a 'amarela', após vitória ao 'sprint' na terceira tirada.

"É a minha primeira corrida do ano, por isso, bater alguém como o Dumoulin, que é um dos melhores contrarrelogistas do mundo, é definitivamente muito especial", afirmou o australiano. Matthews admitiu que vencer o prólogo não eram um dos seus objetivos para o Paris-Nice: "Tinha esperança conseguir hoje um top cinco e tentar ficar com a camisola amarela numa das próximas etapas."

Além de Dumoulin, o britânico Geraint Thomas (Sky) e o australiano Richie Porte (o ciclista da BMC venceu a edição de 2015) mantêm-se no lote de favoritos, ao perderem para o líder apenas 07 e 10 segundos, respetivamente.

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff), a 16 segundos, e Rui Costa (Lampre), a 32, foram os principais derrotados do dia, entre o lote dos candidatos à geral, com o português a ser 88.º no prólogo da Paris-Nice, onde já fez 2.º e 4.º lugar (2014 e 2015).

Sem ambições à geral, os portugueses Mário Costa (Lampre) e Sérgio Paulinho (Tinkoff) ficaram a 43 segundos de Matthews, em 126.º e 129.º.

A primeira etapa em linha terá 198 quilómetros e decorre segunda-feira, entre Condé-sur-Vesgre e Vendôme.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt