De regresso ao Velho Continente, a MG, antiga jóia da coroa britânica, agora nas mãos do grupo chinês Shanghai Automobile Industry Corporation (SAIC), é a nova vilã nas aventuras e desventuras de Elon Musk e da "sua" Tesla..O tiro de partida já se ouvira há algum tempo, mas só agora começa a ecoar alto no mercado nacional. A marca, que cumprirá 100 anos de vida em 2024, apresenta-se numa "forma" invejável para quem a deu como defunta em 2005. E faz questão de assumir que "voltou para ficar"..Neste come back, a MG não esquece o legado da sua sigla, mas encara de frente e com grande ambição os tempos atuais, apresentando uma oferta elétrica capaz de causar pesadelos a muitos concorrentes - não apenas à Tesla..Os números começam a ganhar expressão. Com mais de 14 concessionários em funcionamento e mais de 800 unidades vendidas em 2023, a MG promete "democratizar o acesso do consumidor português aos automóveis do futuro"..Para descrever a ofensiva, Ricardo Lotra, Country Sales Manager da MG para mercado português, recorreu a uma analogia acutilante: "Somos uma marca icebergue", uma vez que, tal como estes enormes blocos de gelo, "apenas deixamos ver 10%"". Ou seja, existe muito mais submerso, nas propostas que preparam para o próximo ano..E será que subsistem determinados valores do passado nesta nova existência da MG? "Sim. A componente desportiva, a nossa grande herança. E, também, apesar de sermos uma marca mainstream, a qualidade", afirma o responsável ao Motor 24. "No passado, a MG estava posicionada ligeiramente acima da Rover. Era a versão desportiva e premium desta. O que queremos ao trazer a MG para a Europa é lembrar o lado desportivo, associado à qualidade, mas sem esquecer o nosso main set: tornar mais acessíveis os veículos elétricos", acrescenta..Mas foquemo-nos, então, nas propostas disponíveis no mercado nacional. São várias. Desde logo, o MG4 Electric, o modelo mais procurado da marca em solo português. Proposta compacta e funcional, pretende ser uma "porta de entrada" para a mobilidade elétrica. Para isso, ostenta um design futurista e ágil, bem ao gosto europeu, e recorre à nova plataforma MSP (Modular Scalable Platform) 100% elétrica. O preço é um dos principais trunfos? Sem dúvida. Não podia ser de outra forma. Algo que se consegue com a economia de escala e uma produção na China. De referir ainda que a versão base do MG4 Electric está disponível a partir de 32.990 euros..Segundo Ricardo Lotra, "graças à excelente relação qualidade-preço dos nossos modelos, um dos valores históricos da marca, seremos capazes de facilitar aos condutores portugueses o acesso a um automóvel elétrico de uma forma acessível, algo impossível até agora"..Quem pretende um pouco mais de dinamismo, terá ainda a opção da versão XPower do MG4. Segundo os responsáveis da marca, uma "reencarnação" do MGB de 1962. Uma proposta que recorre a dois motores elétricos potentes, um em cada eixo. A potência máxima combinada é de 320 kW (435 cv), cumprindo o arranque dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos com o sistema launch control. O valor desta versão mais "apimentada" sobe para 44.090 euros..Além deste modelo mais procurado, o MG4, a gama da MG é composta por outras cinco propostas: MG ZS (gasolina ou EV por 22.790 euros e 35.990 euros, respetivamente), MG EHS (híbrido plug-in por 39.190 euros), MG5 (carrinha EV por 37.790 euros) e ainda o SUV MG Marvel R (EV por 45.690 euros)..O segredo "mal guardado" da MG chama-se Cyberster e é um descapotável 100% elétrico de dois lugares. Trata-se do pior pesadelo de Elon Musk, já que deverá chegar primeiro ao mercado do que o prometido Testa Roadster..Concebido pela equipa de design da MG, em Londres, no MG Advanced Design Centre, alimenta a eterna paixão pelos roadsters dos anos 60, como é o caso do MGB, mas cumprindo todos os requintes tecnológicos da atualidade. Desde logo, um habitáculo interativo e conexões 5G. O MG Cyberster chegará ao mercado em setembro de 2024, com duas configurações de bateria (64 ou 77 kWh)e em versões de duas ou quatro rodas motrizes..Os dados técnicos ainda permanecem envoltos em mistério. Mas o Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China já deixou "escapar" alguns detalhes: aceleração dos 0 aos 100 km/h cumprida em cerca de três segundos, para a versão com dois motores elétricos; 545 cv de potência máxima e580 km de autonomia. Números que são mais modestos do que o roadster da Tesla, mas que devem manter essa mesma proporção no preço final..jorge.flores@ext.globalmediagroup.pt
De regresso ao Velho Continente, a MG, antiga jóia da coroa britânica, agora nas mãos do grupo chinês Shanghai Automobile Industry Corporation (SAIC), é a nova vilã nas aventuras e desventuras de Elon Musk e da "sua" Tesla..O tiro de partida já se ouvira há algum tempo, mas só agora começa a ecoar alto no mercado nacional. A marca, que cumprirá 100 anos de vida em 2024, apresenta-se numa "forma" invejável para quem a deu como defunta em 2005. E faz questão de assumir que "voltou para ficar"..Neste come back, a MG não esquece o legado da sua sigla, mas encara de frente e com grande ambição os tempos atuais, apresentando uma oferta elétrica capaz de causar pesadelos a muitos concorrentes - não apenas à Tesla..Os números começam a ganhar expressão. Com mais de 14 concessionários em funcionamento e mais de 800 unidades vendidas em 2023, a MG promete "democratizar o acesso do consumidor português aos automóveis do futuro"..Para descrever a ofensiva, Ricardo Lotra, Country Sales Manager da MG para mercado português, recorreu a uma analogia acutilante: "Somos uma marca icebergue", uma vez que, tal como estes enormes blocos de gelo, "apenas deixamos ver 10%"". Ou seja, existe muito mais submerso, nas propostas que preparam para o próximo ano..E será que subsistem determinados valores do passado nesta nova existência da MG? "Sim. A componente desportiva, a nossa grande herança. E, também, apesar de sermos uma marca mainstream, a qualidade", afirma o responsável ao Motor 24. "No passado, a MG estava posicionada ligeiramente acima da Rover. Era a versão desportiva e premium desta. O que queremos ao trazer a MG para a Europa é lembrar o lado desportivo, associado à qualidade, mas sem esquecer o nosso main set: tornar mais acessíveis os veículos elétricos", acrescenta..Mas foquemo-nos, então, nas propostas disponíveis no mercado nacional. São várias. Desde logo, o MG4 Electric, o modelo mais procurado da marca em solo português. Proposta compacta e funcional, pretende ser uma "porta de entrada" para a mobilidade elétrica. Para isso, ostenta um design futurista e ágil, bem ao gosto europeu, e recorre à nova plataforma MSP (Modular Scalable Platform) 100% elétrica. O preço é um dos principais trunfos? Sem dúvida. Não podia ser de outra forma. Algo que se consegue com a economia de escala e uma produção na China. De referir ainda que a versão base do MG4 Electric está disponível a partir de 32.990 euros..Segundo Ricardo Lotra, "graças à excelente relação qualidade-preço dos nossos modelos, um dos valores históricos da marca, seremos capazes de facilitar aos condutores portugueses o acesso a um automóvel elétrico de uma forma acessível, algo impossível até agora"..Quem pretende um pouco mais de dinamismo, terá ainda a opção da versão XPower do MG4. Segundo os responsáveis da marca, uma "reencarnação" do MGB de 1962. Uma proposta que recorre a dois motores elétricos potentes, um em cada eixo. A potência máxima combinada é de 320 kW (435 cv), cumprindo o arranque dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos com o sistema launch control. O valor desta versão mais "apimentada" sobe para 44.090 euros..Além deste modelo mais procurado, o MG4, a gama da MG é composta por outras cinco propostas: MG ZS (gasolina ou EV por 22.790 euros e 35.990 euros, respetivamente), MG EHS (híbrido plug-in por 39.190 euros), MG5 (carrinha EV por 37.790 euros) e ainda o SUV MG Marvel R (EV por 45.690 euros)..O segredo "mal guardado" da MG chama-se Cyberster e é um descapotável 100% elétrico de dois lugares. Trata-se do pior pesadelo de Elon Musk, já que deverá chegar primeiro ao mercado do que o prometido Testa Roadster..Concebido pela equipa de design da MG, em Londres, no MG Advanced Design Centre, alimenta a eterna paixão pelos roadsters dos anos 60, como é o caso do MGB, mas cumprindo todos os requintes tecnológicos da atualidade. Desde logo, um habitáculo interativo e conexões 5G. O MG Cyberster chegará ao mercado em setembro de 2024, com duas configurações de bateria (64 ou 77 kWh)e em versões de duas ou quatro rodas motrizes..Os dados técnicos ainda permanecem envoltos em mistério. Mas o Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China já deixou "escapar" alguns detalhes: aceleração dos 0 aos 100 km/h cumprida em cerca de três segundos, para a versão com dois motores elétricos; 545 cv de potência máxima e580 km de autonomia. Números que são mais modestos do que o roadster da Tesla, mas que devem manter essa mesma proporção no preço final..jorge.flores@ext.globalmediagroup.pt