Merkel sofre acidente de esqui e cancela reuniões
"A chanceler não vai poder honrar alguns dos encontros anunciados", anunciou Steffen Seibert, indicando que a chanceler sofreu uma queda quando fazia esqui de fundo durante as férias de Natal e que tem uma fratura na bacia.
Angela Merkel terá de ficar deitada o mais possível durante as próximas três semanas, necessitando de "assistência para caminhar". O porta-voz acrescentou contudo que os ferimentos não são graves, não havendo necessidade de divulgar "boletins de saúde regulares"
Devido ao acidente, a chanceler vai "concentrar-se num número reduzido de encontros na chancelaria em Berlim e efetuará o resto do seu trabalho a partir de casa". Seibert garantiu que a chanceler "é perfeitamente capaz de trabalhar e de comunicar" e que presidirá normalmente ao conselho de ministros de quarta-feira.
Na agenda de Merkel desta semana estava uma viagem à Polónia, na quarta-feira, e a receção do primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, em Berlim, na quinta-feira.
O porta-voz não precisou a data do acidente, nem se outras pessoas estiveram envolvidas. Indicou que o acidente ocorreu durante as férias da chanceler nos Alpes suíços e que inicialmente Merkel pensou que, apesar das dores, teria sofrido apenas uma contusão. Contudo, depois de consultar os médicos na sexta-feira, estes detetaram uma pequena fratura na bacia.