Angela Merkel, a governante alemã, disse hoje, 27 de fevereiro, esperar que se comecem a sentir, em breve, os efeitos dos métodos em torno da redução da poluição atmosférica nas cidades. .A líder alemã reagia assim à decisão hoje anunciada, dia 27 de fevereiro, pelo Tribunal Superior Administrativo de Leipzig, que considerou ser legal que uma cidade proíba a circulação de veículos com motores movidos a gasóleo (diesel) especialmente poluentes para combater a poluição atmosférica, sem necessidade de uma lei nacional..A sentença do Tribunal Superior Administrativo de Leipzig sobre o recurso de dois estados era esperada na Alemanha com grande expectativa devido à norma europeia de aplicar a proibição de circulação de alguns carros a diesel em cidades que ultrapassem limites máximos de dióxido de nitrogénio (NO2)..Merkel disse que o Governo vai examinar o veredicto e reunir-se com as autarquias para debater as medidas a tomar, mas acrescentou que muitas cidades excedem apenas ligeiramente o limite permitido e, por isso, mostrou-se esperançada em "cumprir os limites muito em breve"..Na reação à sentença, Merkel insistiu que a decisão não vai afetar todos os proprietários de veículos movidos a gasóleo no país..O caso hoje analisado pelo tribunal refere-se a saber se cidades como Estugarda e Dusseldorf tinham base legal para proibir a circulação em determinadas zonas urbanas nos seus planos de luta contra a poluição, o que foi questionado por governos regionais..Perante solicitações da organização ecologista Deutsche Umwelthilfe (DUH), tribunais das duas cidades instaram os respetivos governos regionais a alterar os seus planos de combate à poluição para que não fossem ultrapassados os níveis máximos de NO2..Os tribunais tinham ainda considerado que a exclusão de determinados veículos a diesel poderia ser una medida válida, o que motivou um recurso por parte dos governos de Baden Württemberg e Renânia do Norte -Vestefália..O Tribunal Superior decidiu hoje que a medida é legal e que não precisa de regulação a nível federal para ser aplicada pelas cidades de um dos países mais poderosos a nível de fabrico automóvel..A decisão judicial prevê períodos de transição para a introdução de proibições dos veículos, com a agência de notícias alemã DPA a informar que qualquer proibição em Estugarda, o 'lar' do fabricante Daimler (da Mercedes), não entrará em vigor até, pelo menos, setembro..O texto refere ainda que os condutores não serão compensados pelas proibições de usarem os seus automóveis..Este segmento de veículos já tinha sofrido um duro golpe com o denominado 'dieselgate' quando foi divulgado, há três anos, que o grupo Volkswagen usava um 'software' para manipular os testes de emissões poluentes nos Estados Unidos.