Mergulhador ajuda lula gigante a encontrar o caminho para o mar alto
Quando uma lula gigante apareceu a nadar num porto japonês, o mergulhador Akinobu Kimura saltou para a água para a ir ajudar. "A minha curiosidade foi mais forte do que o meu medo", justificou.
As lulas gigantes raramente são vistas fora de águas profundas. A que surgiu no porto da baía de Toyama media cerca de 3,7 metros de comprimento, e foi filmada por algumas pessoas que a viram a nadar sob os barcos de pesca, no dia 24 de dezembro.
[youtube:bCUMCrUKZsg]
O mergulhador Akinobu Kimura, dono de uma loja de mergulho, optou por saltar para a água para tentar ajudar a lula gigante a sair do porto. "Saltei para a água e aproximei-me", contou à televisão norte-americana CNN. "A lula não parecia magoada e estava alerta, a espirrar tinta e a tentar apertar-me com os tentáculos".
[youtube:ojrrBsmLqn8]
Não se sabe o que levaria este animal das profundezas a ir os baixios de um porto pesqueiro. Pensa-se que as lulas gigantes possam crescer até aos 13 metros de comprimento. Raramente são vistas no seu habitat natural.
[artigo:4700477]
Mais frequentemente, as lulas gigantes são estudadas através dos espécimes que dão à costa já mortos, como foi o caso do "monstro" de sete metros que foi encontrado na Nova Zelândia em maio deste ano.
[artigo:4570215]