Mercedes-Benz EQE SUV aposta no conforto premium
Lançado como variante análoga à do GLE convencional, o EQE SUV reforça o compromisso da Mercedes-Benz para com a transição energética. O novo SUV totalmente elétrico tem por base a mesma plataforma EVA II do EQE berlina lançado no ano passado, mas com recursos ampliados na versatilidade, sobretudo na condução por percursos fora de estrada.
Apesar das grandes dimensões, o EQE SUV sobressai, desde logo, pelo conceito de design focado na eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o que é um valor semelhante ao do bem mais compacto Classe A.
Esta preocupação em conceber um modelo eficaz e muito eficiente está presente em detalhes como os estribos otimizados, puxadores das portas integrados e até jantes de design aerodinâmico (que podem chegar às 22"). Quanto ao design, a marca não foge à imagem de família que foi introduzida com os anteriores modelos EQ, apresentando dianteira com um painel preto que pode ser embelezado com um padrão de estrelas e acabamento brilhante, sendo que de série conta com painel preto brilhante e faróis LED High Performance. Opcionalmente, pode receber tecnologia LED Digital Light com controlo automático das luzes de máximos e feixe adaptativo com 1,3 milhões de pixels por cada ótica. Esta tecnologia pode ser associada à barra horizontal em LED entre os dois faróis, também opcional.
Entre os outros elementos de série contam-se o sistema de bomba de calor para oferecer maior eficiência na climatização, evitando assim que a autonomia seja prejudicada pelo ar condicionado.
A bordo, o EQE SUV destaca-se pela utilização de materiais nobres em combinação com outros de proveniência sustentável. A iluminação ambiente personalizável continua a ser um elemento distintivo deste modelo da marca alemã, a par da tecnologia representada pelo conceito MBUX com painel de instrumentos de 12,3" e ecrã central tátil de 12,8" com conceito de camada zero, que coloca os sistemas e aplicações mais comuns em primeiro plano de ativação.
Mas, para sublinhar ainda mais a sua modernidade, o EQE SUV oferece também o sistema MBUX Hyperscreen com combinação de ecrã central de 17,7" e um outro ecrã para o passageiro de 12,3", a partir do qual este pode comandar diversos sistemas e funcionalidades sem distrair o condutor. Para tal, recorre a câmaras para detetar o eventual olhar do condutor, escurecendo-se de imediato.
No que diz respeito a sistemas de conectividade, a juntar aos já usuais, como o Android Auto e Apple CarPlay, nota ainda para a tecnologia de Navegação com Inteligência Elétrica, que planeia o percurso mais rápido e conveniente com base nas paragens para carregamento.
Com distância entre eixos de 3030mm, o espaço a bordo é bastante bom, sobretudo nos lugares traseiros, com ótima amplitude para os joelhos, mas também sobressaindo no espaço em altura e em largura.
A versão EQE SUV 350+ é aquela que mais tranquilidade oferece em termos de autonomia, com valor homologado de 581km. Conta com motor síncrono de excitação permanente (PSM) de 215kW/292CV de potência e 565Nm de binário máximo, para tração traseira.
Ainda que se revele um modelo pesado, consegue ser suficientemente lesto para todas as manobras do dia a dia, com aceleração de 0 aos 100km/h em 6,7 segundos, o que lhe dá uma faceta desportiva nas prestações.
Nunca lhe falta alma e vigor para ritmos velozes. Todavia, o comportamento prima, sobretudo, pelo conforto, sendo mesmo referencial neste campo, com um amortecimento macio que mantém os passageiros isolados do mau piso sem penalizar grandemente o equilíbrio dinâmico (mesmo com jantes de 20"). Os 2430kg de peso também influenciam o dinamismo, pelo que o EQE SUV 350+ aprecia-se melhor, mesmo, em tiradas mais pacatas.
A bateria de iões de lítio tem 90,6kWh de capacidade e é constituída por dez módulos. A marca garante uma garantia de dez anos ou 250 mil quilómetros para a bateria. O consumo médio obtido no ensaio foi de 17kWh/100km, valor melhor do que o anunciado pela marca (18kWh/100km).
Nos carregadores rápidos (CC), a potência máxima é de 170kW, o que lhe permite repor até 80% do estado de carga em apenas 32 minutos.
A linha de equipamento AMG (8700€) é a que reúne maior atenção ao oferecer uma postura mais desportiva na estética, acrescentando faróis em LED de alta performance, a integração de smart- phone, os vidros traseiros escurecidos e o assistente de ângulo morto, entre muitos outros.
Os preços do EQE SUV 350+ arrancam nos 91 950€, uma verba que reflete a identidade premium do SUV elétrico, sendo preciso depois contar com os opcionais que colocam o preço final acima dos 100 mil euros.
pjunceiro@globalmediagroup.pt