Serenamente, Woody Allen prossegue a sua longuíssima carreira (completará 81 anos a 1 de Dezembro). Recentemente, terminou uma série de televisão e já está a rodar um novo film, com Kate Winslet e Justin Timberlake, a ser lançado em 2017. Entretanto, chega-nos o magnífico Café Society, que teve honras de abertura oficial, em Maio, no Festival de Cannes.
[youtube:Rl4X6pFfmTI]
Estamos perante uma deambulação romanesca tendo Hollywood como pano de fundo Hollywood na década de 1930, época de muitas e festivas atribulações, marcada pela consolidação do cinema sonoro.
E se é verdade que o realizador não perde a oportunidade de expor de forma mais ou menos irónica, por vezes cruel, a sua visão da "fábrica de sonhos", não é menos verdade que o essencial está na oposição Nova Iorque/Los Angeles, protagonizada pela personagem de Jesse Eisenberg, novaiorquino à procura de sucesso nas paisagens da Califórnia; a sua relação com a jovem secretária interpretada por Kristen Stewart condensa o essencial: uma viagem melodramática pelos encantos e desencantos do impulso amoroso.
Classificação: **** muito bom