Melhores do mundo de regresso a Portugal
A 17.ª edição do POM realiza-se de 18 a 21 de fevereiro, em Viseu e Sátão. Uma das provas de Orientação mais importantes a nível mundial volta a confirmar o seu estatuto com alguns dos melhores atletas a inscreverem-se para a competição. Entre eles Thierry Gueorgiou (número um do ranking), Baptiste Rollier (quarto) e Phillipe Adamski, na Elite Masculina. Este escalão é o que conta com o maior número de participantes, estando perto de alcançar o recorde de 279, na 15.ª edição. Neste momento, e finalizada a primeira fase de inscrições, estão 276 atletas confirmados.
Mas também as senhoras vão ter uma forte presença no POM, pois dez das melhores 25 já confirmaram que vão competir, destacando-se Annika Billstam (número dois do ranking) e Lena Eliasson (seis). Também a suíça Simone Niggli vai regressar a Portugal, para lutar pela sua quarta vitória no POM.
Dos 1755 atletas, 1169 são estrangeiros, mas Portugal é o país mais representado: 586. Finlândia, Suécia, Suíça e Noruega também terão muitos representantes, ultrapassando, cada um dos países, as duas centenas de atletas.
Segundo a organização, o impacto financeiro desta competição é de 1,5 milhões de euros, "praticamente sem apoio do Estado". Todos estão convidados a participar e competir ao lado dos melhores do mundo, "tendo a organização capacidade de fazer acompanhamento e ensino durante o evento".
Quanto ao programa, "os quatro dias de competição distribuem-se por provas de Distância Longa (primeiro e quarto dias) e de Distância Média (segundo e terceiro dias), com a particularidade da prova do terceiro dia ser pontuável para o ranking mundial da modalidade. Na noite do primeiro dia, o centro urbano de Viseu irá animar-se com um sempre espetacular Sprint Noturno, enquanto a tarde do segundo dia será dedicada ao Desporto Adaptado, com a disputa da etapa inaugural da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012 - disciplina particularmente vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida -, a ter lugar no Parque do Fontelo, e com uma prova de demonstração de Atividade de Orientação Adaptada, destinada a pessoas portadoras de deficiência intelectual, que decorrerá no Parque Aquilino Ribeiro. Está ainda agendada para o terceiro dia do POM 2012 uma palestra aberta a todos os interessados, versando o treino físico e mental e levada a cabo pelos seleccionadores nacionais da Suíça e da França, Matthias Niggli e Kenneth Buch, respetivamente".