Meia Praia acolhe prova de 12 horas e 4 desportos náuticos
A Meia Praia, em Lagos, vai acolher a 23 e 24 de julho uma estafeta de 12 horas, para praticantes de quatro desportos náuticos, numa competição "inédita" que se prolonga até à noite, disse o português Francisco Lufinha, da organização.
Denominada Water Kings (Reis da Água), a prova vai ser disputada num percurso entre duas boias instaladas na Meia Praia e vencerá a equipa de três ou quatro praticantes de kitesurf, windsurf, vela ligeira ou standpaddle que mais voltas der nas 12 horas da competição, explicou à agência Lusa Francisco Lufinha, conhecido pelo recorde mundial para a maior distância percorrida sem paragens em kitesurf.
Francisco Lufinha, que bateu o recorde mundial na ligação entre Portugal continental e a Madeira, disse ainda que a prova tem a particularidade de ser disputada entre as 13:00 e 01:00, o que permite pôr os participantes a experimentar navegar à noite, situação que, em condições normais e sem a segurança garantida pela organização, não é permitida.
O elemento que estiver a competir levará um dispositivo GPS no braço para contabilizar as voltas ao percurso, poder ser seguido por Internet e servir de testemunho quando trocar de lugar com os colegas de equipa ao longo das 12 horas da prova, que conta com a Câmara de Lagos como parceira na organização sublinhou.
"Este evento surgiu depois dos desafios que tenho vindo a fazer de kitesurf para bater o recorde do Mundo e da adesão e do gosto das pessoas pelo que tenho feito e de os atletas me dizerem que queriam fazer uma coisa destas e fazer uma competição. Comecei a pensar que realmente era interessante, havia aqui uma necessidade de dar uma projeção maior aos desportos náuticos em Portugal e, por que não, juntá-los", explicou Francisco Lufinha.
Como pratica os quatro desportos náuticos que vão integrar o Water Kings,, Francisco Lufinha considerou que era "a pessoa indicada para lançar este conceito e o primeiro desafio em Lagos", onde desde a primeira hora a autarquia lhe mostrou disponibilidade para colaborar na organização, a cargo de "cerca de 20 pessoas" para um máximo de 20 equipas, precisou.
"O Water Kings serve para mostrar um bocadinho quem são os reis da água de Portugal e desafiar os praticantes de desportos náuticos. É uma prova que não existe no mundo inteiro nada semelhante, tem várias inovações", afirmou ainda o organizador.
Entre essas inovações está o facto de serem quatro desportos náuticos em prova ao mesmo tempo -- kitsurf, windsurf, vela ligeira e Stand Paddle - numa equipa de três ou quatro pessoas, em estafeta, durante 12 horas seguidas e que abrangem um período de noite, em dias em que "haverá lua cheia", enumerou.
A segurança também é uma das preocupações e, para isso, a organização está a colaborar com a capitania do porto de Lagos e com outros parceiros locais, como por exemplo a Marina de Lagos ou a Docapesca.
"Vamos fazer esta primeira edição e ver como corre, com o objetivo de nos próximos anos prosseguirmos com a competição e fazermos dele um evento único no Mundo", referiu ainda, traçando já a meta para o futuro.