diario-de-noticias
Medicamento para cancro da mama foi falsificado
A Agência Europeia do Medicamento emitiu hoje um alerta a nível internacional depois de ter sida informada da existência de embalagens falsificadas do medicamento Herceptin (trastuzumab), para o cancro da mama.
Segundo o Infarmed, não foi detetada a existência de medicamentos dos lotes afetados em Portugal. No entanto, a autoridade nacional emitiu também um alerta para que "as entidades que eventualmente tenham adquirido estes lotes" saibam que "não devem proceder à sua venda, dispensa ou administração".
O Herceptin não está à venda nas farmácias, sendo apenas dispensado nos hospitais. O medicamento é vendido em pó para concentrado, em embalagens de 150 mg.
De acordo com a Agência Europeia do Medicamento, os medicamentos foram roubados em Itália, incluindo de alguns hospitais, falsificados e reintroduzidos nos mercados de outros países. A polícia italiana está a investigar o caso e a tentar perceber se o problema se estende a outros medicamentos.