A marca de doces M&M's decidiu parar de usar os célebres personagens multicoloridos no formato de pastilhas de chocolate, após críticas por parte da direita conservadora dos Estados Unidos, que considera as mascotes politizadas..A controvérsia começou com o lançamento, em setembro, de um novo membro da família de "spokescandies" (porta-vozes dos doces), chamado Purple (violeta), que se tornou no terceiro personagem feminino do grupo - depois de Green (verde) e Brown (castanho), criados, segundo a M&M's, "para representar a aceitação e a inclusão"..No entanto, a cor violeta nos Estados Unidos costuma simbolizar o apoio à comunidade LGBTQ e à expressão da homossexualidade, o que não foi bem aceite por internautas e políticos de extrema-direita, que acusaram a empresa Mars Wrigley, fabricante dos M&M's, de politizar os doces..Segundo os críticos, as personagens dos M&M's tornaram-se "woke", palavra inglesa utilizada nos Estados Unidos para designar o ativismo contra todas as formas de discriminação e exclusão em relação a uma ou mais minorias..A polémica voltou à tona no começo de janeiro, com a comercialização de um pack especial de edição limitada, contendo exclusivamente as três cores das personagens femininas: verde, castanho e roxo.."Os M&M's 'woke' voltaram", protestou Tucker Carlson, um dos principais apresentadores da Fox News, conhecida pelas posições conservadoras de vários dos seus profissionais mais conhecidos..Ironicamente, Carlson disse que Green seria "possivelmente lésbica" e que Purple era "obesa", referindo-se à sua forma ovalada, similar à dos M&M's recheados com amendoim..Há um ano, Carlson já tinha criticado os M&M's por terem substituído as botas brancas de Green por ténis, deixando-a "menos sexy"..Esta segunda-feira, os M&M's referiram-se ao tema no Twitter. "Estados Unidos, vamos falar. No último ano, fizemos algumas mudanças nos nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos se alguém daria conta. E definitivamente não pensávamos que isto afetaria a Internet. Mas agora percebemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois o nosso objetivo é unir as pessoas", pode ler-se.. A empresa informou que por causa da polémica decidiu suspenderas personagens..Os bonecos serão assim substituídos nas novas campanhas publicitárias pela atriz e comediante Maya Rudolph. "Estamos certos de que a senhora Rudolph vai defender o poder da diversão para criar um mundo do qual todos sintam fazer parte", concluiu o M&M's.