Máscaras de Tiririca e Ronaldinho são as mais procuradas
No centro de São Paulo, região que concentra uma das maiores zonas de comércio popular do país, as máscaras de Tiririca são vendidas a sete reais (3,10 euros). "Estou surpreso e muito feliz, não esperava ser o campeão do Carnaval com este carinho todo do povo", disse Tiririca, citado pelo jornal Folha de São Paulo, ao saber do sucesso de sua máscara.
Segundo Olga Valles, dona de uma fábrica de máscaras, Tiririca é um sucesso porque "combina palhaço com político", uma mistura de deboche que caracteriza o Carnaval. "De cada três máscaras vendidas, uma é do Tiririca", afirmou Valles. No Rio de Janeiro, uma das máscaras mais procuradas é a do futebolista Ronaldinho Gaúcho, que trocou recentemente o futebol europeu pelo Flamengo, uma das equipas mais populares do país.
Entre as máscaras mais vendidas, um dos itens mais tradicionais da maior festa popular brasileira, estão ainda a da presidente Dilma Rousseff, de Osama Bin Laden e a dos ex-presidentes Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. No ano passado, o palhaço Tiririca foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo, com 1,35 milhões de votos, a maior votação de sempre já registada para o cargo.