Mariza: a mais popular das vozes portuguesas
Mariza nasceu em Moçambique, a 16 de Dezembro de 1973. Cedo mudou-se para Lisboa e aí, no restaurante que os pais tinham, teve os primeiros contactos com uma vivência fadista. A música, contudo, daria mulitas voltas na sua vida antes de ao fado ela regressar. Chegou a percorrer o circuito de bares. Esteve para se juntar a bandas como os Cool Hipnoise ou Kussondulola. E chegou a estar de malas feitas para gravar um disco pop em Londres... Mas um acaso devolveu-a ao fado. E aí encontrou um caminho.
Estreou-se em disco em 2002 com Fado em Mim. Até hoje editou quatro álbuns de originais, um disco ao vivo e dois DVDs com gravações de concertos. Entre os feitos de palco contam-se, entre outros, uma noite de grande plateia frente à Torre de Belém (depois editada em disco) ou o facto de ter sido a primeira voz do fado a encher o Pavilhão Atlântico.
Disco após disco tem demonstrado uma vontade em procurar novos terrenos, tendo sempre o fado como firme identidade de raiz. Em Transparente (2005), trabalhou com o habitual colaborador de Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum (que dirigiu, depois, a Sinfonieta de Lisboa no concerto ao ar livre em Lisboa depois editado em discoe DVD). Em Terra (2008) assume uma aproximação a espaços musicais ligados aos universos que percorreu já em viagens, passando por Espanha, pelo Brasil, por África.