Mariza nomeada paraos Grammys Latinos
O álbum Concerto em Lisboa, que regista o concerto de Mariza junto à Torre de Belém , em Setembro de 2005, foi nomeado para os Grammys Latinos, na categoria de Melhor Álbum Folk. "Apanhou-me de surpresa", disse ao DN Mariza , comentando a forma como lhe foi dada a notícia. Chegou pelo telefone, através do seu agente nos Estados Unidos. "A princípio achei que era uma brincadeira, mas rapidamente percebi que ele falava mesmo a sério", revela. Para Mariza , esta nomeação "é um bocadinho de todos", porque lembra que aquele CD (assim como o DVD que lhe está associado) "foi uma noite muito emocionante para quem estive junto à Torre de Belém ".
Tranquila, mesmo entusiasmada, Mariza sabe que uma nomeação é apenas, e para já, uma nomeação. "Mas é já fantástico ser-se nomeada", confessa. A cerimónia oficial de entrega dos Grammys Latinos decorrerá a 8 de Novembro no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Aí se saberá se o prémio caberá a Mariza ou aos outros três nomeados: Los Gaiteros de San Jacinto (da Colômbia), Los Muñequitos ( de Cuba) e o colectivo Sones de México Ensemble (do México).
A nomeação para os Grammys Latinos traduz a chegada de reconhecimento do outro lado do Atlântico. "É um passo já grande", reconhece Mariza , que diz sentir-se "um pouco como o Neil Armstrong..." O momento para a notícia desta nomeação, para si, "não podia ser melhor". É como "a cereja sobre o bolo, depois desta digressão por locais históricos de Portugal", descreve. Sobre a digressão, que terminou há dois dias, afirma que foi bastante positiva: "Esperava que as pessoas viessem, mas não de forma tão calorosa. Fiquei muito satisfeita pela forma como aderiram a esta tournée", sublinha.
A sua agenda aponta agora uma partida iminente para Toronto, cidade em cujo festival de cinema se juntará a Carlos Saura para a estreia mundial de Fados, filme no qual acaba por ser uma das vozes com maior destaque. Um filme que muito lhe agradou, partilhando Mariza com o realizador um gosto evidente pela sua forma de abordar o fado. Depois de Toronto, Mariza estará ainda nas primeiras apresentações de Fados no Festival de San Sebastián (Espanha) e em Lisboa, em finais de Setembro.
Depois regressará aos EUA para nova digressão, que culminará a 28 de Outubro com uma actuação especial no Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, com palco por conta da visão do arquitecto Frank Gehry. "Ele já me explicou a ideia para a sua Taberna", diz Mariza . "A sala, que tem chão de madeira, vai ficar com o chão preto. O palco desaparece. E haverá como que uma caixa-negra, onde são projectadas imagens de Lisboa, cidade que ele muito admira." É, como remata a fadista, "uma visão romantizada de uma taberna"