Marinha tailandesa divulga vídeo gravado na gruta Tham Luang
A unidade de operações especiais da Armada tailandesa é a equivalente do Destacamento de Ações Especiais da Marinha portuguesa. Foi responsável pelo sucesso do resgate dos 12 jovens e do treinador de futebol, da gruta Tham Luang, na Tailândia, onde ficaram presos depois de a caverna ter ficado inundada.
Foram 17 dias de suspense e de drama que terminaram esta terça-feira com o salvamento de todos os sãos e salvos. Agora, a marinha tailandesa partilhou imagens da operação na gruta na página oficial de Facebook.
Recorde-se que os 12 rapazes, entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25, foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho. Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só era possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.
Os jovens ficaram presos a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetaram a zona, o que obrigou a que parte do percurso tivesse que ser feito debaixo de água e sem visibilidade.