Maria João Bastos é por estes dias omnipresente e, enquanto não estreia a reposição da telenovela da TVI Destinos Cruzados, é um dos rostos da novela Na Corda Bamba. Também vamos vê-la nesta semana como nunca a vimos: uma espia luso-britânica em A Espia , a série de espionagem que reimagina Portugal como cenário de jogos de poder e da caça ao volfrâmio em plena Segunda Guerra Mundial..Com Daniela Ruah, a atriz protagoniza esta história de espias entre Lisboa e Porto e em que factos históricos se cruzam com noções de ficção que envolvem o imaginário do Estado Novo, forças secretas dos Aliados e agentes nazis. Tudo embrulhado numa grande produção que retrata com fidelidade a sociedade portuguesa do começo dos anos 1940, cruzando figuras reais com vilões misteriosos..Além de Ruah e de Bastos, o elenco tem também Diogo Morgado, um luso-germânico que tem um fraquinho pela personagem de Daniela Ruah; Marco d'Almeida, António Capelo, Luís Filipe Eusébio, Sisley Dias e Adriano Carvalho, um mau-da-fita composto com uma tangível sensação de ameaça..A série foi concebida pelos próprios produtores, Pablo Iraola e Pandora da Cunha Telles, e tem nos créditos argumentistas como José de Pina, Rui Cardoso Martins, Raquel Palermo, Martim Baginha Cardoso e a cineasta Cláudia Clemente. A realização é Jorge Paixão da Costa, embora 30% dos episódios tenham cenas realizadas por Edgar Pêra e João Maia, fresco da aclamação de Variações. Acima de tudo, é uma série com uma pretensa dimensão de cinema..Aliás, depois de Três Mulheres e especialmente Sara, a ficção televisiva portuguesa parece ter entrado numa escala mais ambiciosa e que pode eventualmente ser benéfica para a implementação de uma rotina industrial de um cinema narrativo com aspirações mais comerciais, embora essa seja sempre uma questão de divisão. Maria João Bastos vinca esse suposto olhar cinematográfico..A ideia da Ukbar Filmes, a produtora da série, era também criar um potencial para a internacionalização desta história. Numa altura em que as plataformas de streaming não olham tanto para o selo anglo-saxónico, uma história com estes ingredientes de memória da guerra e de jogo de espionagem global é bem possível que possa ter apelo internacional..Com valores de produção generosos, aos quais não serão estranhos a coprodução com Espanha, é um produto televisivo que está precisamente a ser negociado para ser emitido lá fora. De lembrar que Auga Seca, coprodução entre Portugal e Espanha, está neste momento no menu da HBO Portugal..A Espia vive muito do carisma das duas atrizes principais. Daniela Ruah, com uma firmeza e elegância muito portuguesas, e Maria João Bastos a brilhar numa personagem que usa o seu poder de sedução para conseguir informação..Duas sedutoras que se aliam numa trama cheia de jogadas sombrias. Movem-se de Lisboa ao Porto entre salas de jogo requintadas, hotéis finos e casas de classe alta. Isto num tempo em que um guarda-roupa impecável e solene era código de condutas e respeitabilidade. Maria João Bastos confessa mesmo ser fascinada pelo período....Para dar o tal contexto histórico, a produção recorreu à consultoria de Margarida Magalhães Ramalho, historiadora e autora de Lisboa - Uma Cidade em Tempos de Guerra, embora o embrulho seja sobretudo o de entretenimento puro, mesmo estando em foco o papel das mulheres neste período. De alguma forma, os autores de A Espia quiseram salientar um esforço de emancipação feminina..Em tempos de #MeToo, a ficção portuguesa não fica de fora... E as mulheres foram sempre importantes nos meandros da espionagem nesta guerra, de Josephine Baker a Nathalie Sergueiew, por muito que tenham tido menos protagonismo histórico. Aqui são as heroínas e tabuleiro vital entre as forças opressivas da PVDE (a polícia antecessora da PIDE), a Legião Portuguesa, os serviços criados pelo MI6, a Special Operation Executive (onde Ian Flemming operava), a rede alemã da GESTAPO, a SD-Sicherheitsdienst e os espiões não nazis da Abwehr. A Espia revela o papel escondido do nosso país no teatro da guerra e por que razão ganhámos a alcunha de twenty-four land...