Marcelo e Costa felicitam equipa de hóquei pela "fantástica vitória"
Num texto pequeno, Presidente da República assinala o feito da equipa portuguesa de hóquei, na final do mundo, em Barcelona, contra a Argentina, e convida a seleção para um encontro no Palácio de Belém.
"Acabado de chegar de Paris, o Presidente da Republica felicita a Seleção Nacional de Hóquei em Patins pela fantástica conquista do Campeonato do Mundo da modalidade, 16 anos após o último título obtido pela nossa equipa, transmitindo a todos os jogadores, equipa técnica e órgãos federativos um abraço fraternal de parabéns e de obrigado por esta grande alegria, desde já os convidando para uma audiência no Palácio de Belém depois de regressados de Barcelona."
"Emocionante e merecida vitória de Portugal. O hóquei em patins nacional merece um aplauso. Dezasseis anos depois, celebramos juntos este título de campeões do mundo. Parabéns a todos", escreveu António Costa na rede social 'Twitter'.
Portugal sagrou-se campeão mundial de hóquei em patins, 16 anos depois da última conquista, ao vencer a Argentina, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.
No desempate por grandes penalidades, Gonçalo Alves e Hélder Nunes marcaram para Portugal, enquanto pela Argentina apenas conseguiu marcar Nicolia.
A formação das 'quinas' conquistou o 16.º título mundial, menos um do que a recordista Espanha, reconquistando um título que lhe fugia desde 2003, em Oliveira de Azeméis.
Fora de Portugal, a 'equipa das quinas' não vencia um título desde 1993, sendo que, em Espanha, apenas se tinha sagrado campeã mundial uma vez, em 1960.
O Ministério da Educação, com a tutela do desporto, também já manifestou ter "enorme orgulho" na seleção portuguesa de hóquei em patins que se sagrou campeã do mundo, numa publicação no Twitter.
O ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues destacou a "emocionante final com a Argentina", que Portugal venceu por 2-1 no desempate por grandes penalidades, após 0-0 no tempo regulamentar e prolongamento.
"Que grande foi a nossa seleção!", lê-se na publicação, que felicita e destaca o feito luso, 16 anos depois do último título.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também usou o Twitter para enviar os parabéns à equipa que venceu o título em Barcelona, manifestando "orgulho absoluto" na formação.
"Somos campeões do mundo de hóquei em patins! Parabéns a toda a equipa. Grande vitória; com mérito acrescido pelo facto de o termos conseguido em Espanha", escreveu Rui Rio no 'Twitter'.
Portugal sagrou-se hoje campeão mundial de hóquei em patins, em Barcelona, 16 anos depois da última conquista, ao vencer a Argentina, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.
No desempate por grandes penalidades, Gonçalo Alves e Hélder Nunes marcaram para Portugal, enquanto pela Argentina apenas conseguiu marcar Nicolia.
Fora de Portugal, a 'equipa das quinas' não vencia um título desde 1993, sendo que, em Espanha, apenas se tinha sagrado campeã mundial uma vez, em 1960.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) felicitaram a seleção portuguesa de hóquei em patins, que se sagrou campeã mundial 16 anos depois do último título.
"Dezasseis anos depois, Portugal é campeão do mundo de hóquei em patins. Orgulho", escreveu, na rede social Twitter, a FPF.
Por seu lado, a Liga publicou na sua página 'online' um curto comunicado em que "congratula a seleção portuguesa de hóquei em patins pelo título de campeão mundial".
O Sporting, o Benfica, o FC Porto e a Oliveirense felicitaram a seleção portuguesa de hóquei em patins, que se sagrou campeã mundial 16 anos depois na final frente à Argentina, em Barcelona.
A Oliveirense lembrou a presença de Renato Garrido, Edo Bosch, Nuno Cerqueira, Jorge Silva, Henrique Magalhães e Nelson Filipe na equipa, dando os parabéns à formação lusa, enquanto o FC Porto felicitou "os campeões do mundo".
O Sporting, campeão europeu de clubes, destacou a participação "em grande" dos 'leões' Ângelo Girão e Telmo Pinto, contratado aos 'dragões', enquanto o Benfica lembrou o "percurso impressionante" e endereçou "o mais merecido reconhecimento", numa nota assinada pelo presidente, Luís Filipe Vieira.