Marcas adaptam roupa à mulher espanhola

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O vestuário fabricado em Espanha vai ser mais uniforme e promover uma imagem física mais saudável, longe da magreza extrema, o que resulta de um acordo assinado ontem entre o Ministério de Saúde espanhol e os principais fabricantes de roupa. A iniciativa insere-se num pacote de medidas para combater a anorexia e outros distúrbios alimentares que continuam a aumentar entre as jovens.

O acordo de colaboração conta com o apoio de marcas como Zara, El Corte Inglés, Mango, Cortefiel e Associação de Criadores de Moda de Espanha, sendo que a última organização representa 80% da moda espanhola. Além de se comprometerem a "homogeneizar" os tamanhos da roupa, os fabricantes disponibilizarão informação sobre parâmetros como a medida de cintura, dos ombros ou das pernas para "promoverem uma imagem de beleza saudável", segundo refere a agência Lusa. Têm, ainda, a obrigação de fabricar modelos que tenham pelo menos o número 38, deixando de considerar o 46 como "especial".

Elena Salgado, a ministra de Saúde espanhola, esclareceu que a medida começará a ser aplicada depois de um estudo nacional para avaliar a estatura média da mulher espanhola. Serão inquiridas 8500 mulheres entre os 12 e os 70 anos em toda a Espanha, o que ajudará a definir os novos tamanhos de roupa. Obtidos os resultados, os desenhadores e empresários terão 18 meses para mudar as etiquetas de roupa e cinco anos para a substituição dos tamanhos. O Ministério de Saúde espanhol estima que, no prazo de três anos, 90% da produção sejas uniformizados.

A definição de dimensões idênticas para o mesmo número da roupa começou a ser debatida em Abril do ano passado. Um estudo confirmou posteriormente que o número varia em dimensões de fabricante para fabricante.

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