Manuela Mendonça sublinha o papel de divulgador de Hermano Saraiva
"Além da sua carreira política e de alguma obra historiográfica publicada, o enfoque que queria dar é o da imagem de um grande comunicador, que tinha um grande amor a Portugal e à história do seu povo e o sabia transmitir daquela forma extraordinária", disse à Lusa Manuela Mendonça.
"Tinha uma grande capacidade de transmitir o 'fabuloso' da história de um povo", acrescentou. O historiador foi agraciado este ano, nas celebrações dos 10 de junho, pelo Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henriqu.
Em outubro de 2010, a Academia Portuguesa da História (APH) distinguiu José Hermano Saraiva como académico de mérito, salientando ser um "grande divulgador" da História de Portugal.
"A Academia achou que, nesta sua idade, era bonito, agradável, marcar um momento de confraternização com um homem que fez muitos portugueses conhecer a História de Portugal", explicou na altura à Lusa a presidente da APH, Manuela Mendonça.
A morte do historiador foi hoje confirmada à Lusa por Carlos Manuel, assitente do seu produtor televisivo, José António Crespo, da Videofono.