Manuel Salgado congratula-se com "excelentíssima notícia" da atribuição do Pritzker a Souto Moura
"É o reconhecimento da qualidade da arquitectura em Portugal e dos arquitectos portugueses. Souto Moura é um dos expoentes desta arquitectura", disse à Lusa o também vereador do Urbanismo da capital. Manuel Salgado referiu que Eduardo Souto Moura tem "uma obra bastante diversificada", da qual destacou, de entre os trabalhos mais recentes, o Estádio de Braga, de "grande espectacularidade". O mercado municipal de Braga e o projecto para o metro do Porto foram outras obras apontadas pelo autarca.
O vereador disse esperar que "num futuro próximo, outros arquitectos possam também receber" o Pritzker, o mais importante galardão mundial na área da arquitectura: "Seria justo e permitiria continuar a revelar a qualidade da nossa arquitectura". Para Manuel Salgado, "há vários nomes" em Portugal que poderiam também ver o seu talento reconhecido com este prémio, tanto pelos seus trabalhos no país como no estrangeiro. Eduardo Souto Moura ganhou o Prémio Pritzker de Arquitectura 2011 pelo seu "rigor e precisão", anunciou hoje a Fundação Hyatt, promotora do galardão.
Este prémio anual, criado em 1979, tem como objectivo distinguir um arquitecto vivo e em 1992 foi atribuído pela primeira vez a um português, Siza Vieira. Eduardo Souto Moura, de 58 anos, nasceu no Porto e iniciou a sua carreira colaborando com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, entre 1974 e 1979.