A Stellantis anunciou que irá dar início à produção de veículos comerciais ligeiros (VCL)elétricos na fábrica de Mangualde a partir de 2025, assumindo-se como a primeira unidade industrial em Portugal a produzir veículos elétricos a bateria (BEV)..O anúncio foi feito por Carlos Tavares, CEO do grupo Stellantis, um dos maiores do mundo no que diz respeito à indústria automóvel, num evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, nas instalações fabris de Mangualde..Tavares reconheceu o desempenho elevado em termos qualitativos da fábrica portuguesa no quadro global do grupo, situando-se ciclicamente no top 3 na relação entre qualidade e custo de todas as fábricas, mérito que lhe vale assim a produção de quatro modelos elétricos da geração K9, incluindo a Citroën e-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò..Indicando que esta decisão de produzir os novos veículos comerciais ligeiros elétricos em Mangualde respeita "uma lógica de meritocracia no grupo", Carlos Tavares apontou que um dos objetivos é reforçar a dianteira por parte da companhia na área dos veículos elétricos, na qual deposita um grande esforço até final desta década.."A situação de liderança da Stellantis nos VCL no mundo inteiro é muito forte, sendo número 1 também em Portugal e na Europa. A nossa quota de mercado dos VCL em Portugal é de 43% mas, no caso dos elétricos, é de 54%, pelo que, quando a transformação elétrica avançar, vamos estar na frente e com mais destaque porque já temos a experiência", afirmou o CEO da Stellantis..De acordo com a Stellantis, a fábrica de Mangualde irá ter uma capacidade de produção anual de cerca de 50 mil unidades entre modelos da Peugeot, Citroën, Opel e Fiat. O início da produção está agendado para o ano de 2025, embora Carlos Tavares tenha adiantado que a administração da fábrica de Mangualde está a "fazer todos os possíveis para que isso aconteça já no final de 2024"..Para o efeito, a infraestrutura já está a ser preparada para o futuro, com novas instalações, tanto na área da montagem, como da ferragem, além da criação de uma nova linha de montagem de baterias..No sentido da sustentabilidade, o responsável português adiantou ainda que a Stellantis será neutra em carbono em 2038. Neste sentido, rumando para o caminho da energia limpa, Tavares anunciou que a fábrica de Mangualde terá uma produção autónoma de 30% de energia sustentável, um crescimento de 20% face ao deste ano, prevendo que em 2025 seja de 80%, produzida internamente a partir de meios solares e eólicos..Adicionalmente, foi ainda detalhada a agenda mobilizadora GreenAuto, criada para promover a inovação para a indústria automóvel em Portugal tanto em termos de eletrificação, como de digitalização. No total, prevê-se um investimento de 119 milhões de euros neste consórcio que reúne 37 entidades parceiras como a Delphi ou a Simoldes.