Os tentáculos da empresa que detém o Manchester City são cada vez maiores no mundo do futebol. Esta semana, o City Football Group (CFG) anunciou a aquisição do nono clube do seu portefólio, o Lommel SK, da II Divisão da Bélgica, que em contrapartida viu desaparecer a sua dívida de quase dois milhões de euros..Trata-se de um autêntico império que nasceu em 2008 quando o Abou Dhabi United Group, do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, adquiriu o Manchester City por 237 milhões de euros. Atualmente, o CFG está avaliado em cerca de 4,5 mil milhões de euros e a perspetiva é continuar a crescer, pois o próximo alvo da família poderá ser o Nancy, clube da segunda liga francesa. Mais um ponto estratégico na expansão de uma marca..Este modelo empresarial é composto, para já, por um grupo de nove clubes espalhados pelo mundo - Manchester City (Inglaterra), New York City FC (EUA), Melbourne City (Austrália), Yokohama Marinos (Japão), Montevideo City Torque (Uruguai), Girona (Espanha), Sichuan Jiuniu (China), Mumbai City FC (Índia) e Lommel SK (Bélgica). Só falta mesmo uma lança em África... Além do plano desportivo, todos eles representam autênticos polos comerciais ligados entre si..O criador desta ideia foi o espanhol Ferran Soriano, que em 2008 abandonou o cargo de diretor financeiro do Barcelona, em litigio com o presidente Joan Laporta, para presidir à companhia de aviação Spanair, empresa que acabou por ser absorvida pela Qatar Airways. Foi aí que começou a ligação de Soriano com o Médio Oriente. Em setembro de 2012 foi nomeado diretor executivo do Manchester City, depois de expor a sua visão de criar um modelo de franchise à semelhança daquilo que é a multinacional de entretenimento Walt Disney..A ideia era expandir uma marca que fornece diversão em todo o mundo, utilizando uma atividade cada vez mais global como é o futebol. Associado a isso, teria todas as vertentes de exploração de merchandising e outros negócios associados capazes de potenciar cada vez mais a marca City associada ao emblema de Manchester, que é uma espécie de topo de uma pirâmide cada vez maior e mais poderosa..Identidade e marca comercial à escala mundial.Um dos grandes objetivos do CFG é que todos os clubes do seu universo partilhem, por exemplo os mesmos patrocinadores, criando uma mais-valia a nível global. E o primeiro passo para cumprir essa meta foi dado quando em fevereiro de 2019 foi assinado um contrato com a Puma, marca que passou a equipar cinco equipas do universo o City Football Group, que recebeu 735 milhões de euros, que depois foi distribuído também por Melbourne City, Girona, Torque e Sichuan Jiuniu..Um negócio que, de acordo com a imprensa inglesa, acabou por ser rentável para todos os emblemas, afinal o Manchester City passou de 13,5 milhões de euros anuais do patrocínio com a Nike para os 60 milhões de euros por cada ano de contrato com a Puma..A Soriano foi dada completa autonomia para levar a cabo o seu modelo de expansão à imagem da Disney. E as ramificações começaram a surgir, com diferentes objetivos. A expansão para países como Estados Unidos, Austrália, Japão, Índia e China visa sobretudo a implementação da marca em grandes mercados populacionais, com grande base de pessoas que gostam de futebol, mas no casos de Uruguai, Bélgica e até Espanha a aposta vai para a identificação, aquisição, desenvolvimento e aproveitamento de jovens talentos, que possam ser transacionados ou alimentar os diversos clubes do franchise..No entanto, também muito importante, é a criação de uma identidade própria que liga adeptos do futebol dos vários cantos do mundo, que se identificam com uma camisola azul-celeste e com um emblema muito parecido..Esta visão Disney de Ferran Soriano acabou por ser seguida, por exemplo pela Red Bull, que criou o New York Red Bull e adquiriu vários outros clubes de futebol como o Salzburgo, Leipzig, Bragantino ou RB Brasil, além de ter atacado em força outro tipo de modalidades, sobretudo desportos radicais.."O investimento é parte da nossa estratégia de longo prazo em países importantes ao nível do futebol", explicou Ferran Soriano quando anunciou a aquisição do Lommel, emblema que foi identificado como importante para o City Football Group "por causa das infraestruturas de treino e o compromisso com o desenvolvimento de jovens", afinal foi na Bélgica que nasceram Kevin De Bruyne e Vincent Kompany, duas das principais estrelas que permitiram ao Manchester City ascender ao lote de clubes mais poderosos do mundo..Os nove pilares do império City.Manchester City (Inglaterra) É o topo da pirâmide do City Football Group. É aqui que estão centrados todos os recursos, que o colocam num dos mais ricos clubes do mundo, eterno candidato à conquista da Premier League e, sobretudo, a vencer pela primeira vez a Liga dos Campeões, o desígnio máximo desde que o Abou Dhabi United Group, do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, adquiriu o clube em 2008..New York City FC (EUA) Foi fundado em maio de 2013 e surgiu de uma parceria entre o CFG e a equipa de basebol New York Yankees. É uma das grandes apostas do grupo, até porque quando entrou na MLS (a liga profissional norte-americana) houve uma aposta em contratar grandes nomes do futebol mundial como Andrea Pirlo, Frank Lampard ou David Villa..Melbourne City (Austrália) Em 2014, o Melbourne Heart mudou de nome após ser adquirido pelo grupo City, que o tornou no centro de operações na Ásia e Pacífico. Além da equipa masculina, esta é, a par do Manchester City, o único membro da família com uma equipa feminina, sendo esse um dos principais focos de desenvolvimento deste emblema australiano..Yokohama Marinos (Japão) Em maio de 2014, o City Football Group tornou-se a primeira empresa estrangeira a investir num clube da da liga japonesa (J-League), ainda que com uma participação minoritária. A parceria com a Nissan (empresa fundadora do clube em 1972) faz com que o grupo City coloque à disposição da equipa métodos de treino, cuidados de saúde, ciência desportiva, gestão e conhecimentos técnico..Montevideu City Torque (Uruguai) Em abril de 2017, o CFG adquiriu um clube uruguaio fundado dez anos antes que dava pelo nome de Clube Atlético Torque. O clube de Montevideu, que disputa a I Divisão do futebol uruguaio, foi rebatizado já este ano passando a usar um novo emblema. Este é um clube que visa sobretudo aproveitar os jovens talentos que são descobertos por uma equipa de scouting do City na América do Sul..Girona (Espanha) O CFG detém 44,3% do capital deste pequeno clube da Catalunha, que em agosto de 2017, precisamente três meses depois de o Girona ter conseguido pela primeira vez subir à Liga espanhola. Trata-se de um projeto que visa fazer crescer o clube e estabilizá-lo no escalão principal de um dos principais campeonatos mundiais..Sichuan Jiuniu (China) Em fevereiro de 2019, o CFG adquiriu este clube da província de Sichuan, que milita na segunda liga chinesa. Trata-se de uma presença num mercado emergente ao nível do futebol..Mumbai City FC (Índia) Este clube da Super Liga Indiana entrou no grupo City em novembro de 2019, numa tentativa também de conquistar um novo mercado..Lommel SK (Bélgica) É o mais recente membro da família. Este clube da segunda divisão da Bélgica foi adquirido por ter uma boa academia de formação de jogadores e foi a pensar nisso que o CFG resolveu investir.