Malala doa os 50 mil dólares de prémio às crianças de Gaza
Malala Yousafzai, militante dos diretos dos jovens e Nobel da Paz de 2014, venceu o prémio Crianças do Mundo, atribuído por crianças de 110 países. Hoje, ao receber essa distinção, a jovem paquistanesa anunciou que os 50 mil dólares (cerca de 39.500 euros) do prémio seriam doados para a reconstrução de escolas em Gaza.
"Acho que vai ajudar essas crianças a prosseguir os estudos, a obter um ensino de qualidade", afirmou durante uma conferência de imprensa, em Mariefred, ao sul de Estocolmo, após receber o prémio das mãos da rainha Sílvia da Suécia.
"Já sabíamos o quanto sofriam as crianças de Gaza com os conflitos e a guerra. Essas crianças precisam agora do nosso apoio, pois vivem de situações difíceis", acrescentou.
A doação será feita através da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina e deverá permitir apoiar a reconstrução de 65 escolas.
Além de Malala Yousafzai, o norte-americano John Wood e a indiana Indira Ranamagar foram alguns dos premiados com o Crianças do Mundo, que foi criado em 2000.
A paquistanesa sofreu um atentado a tiro perpetrado por talibãs devido à sua luta pela educação feminina na sua região, no vale do Swat, controlada pelo radicais islâmicos.
Hoje, Malala Yousafzai e a família moram no Reino Unido e a jovem paquistanesa continua a sua militância pelos direitos das crianças e jovens à educação.
Além de ser a mais nova laureada com o Nobel da Paz (em conjunto com o indiano Kailash Satyarthi), já recebeu o Prémio Sakharov, da União Europeia (2013), e o Prémio Internacional da Criança (International Children's Peace Prize/2013), da Fundação KidsRights, entre outros.