Mais uma rede de tráfico de dopantes desmantelada
Segundo a Europa Press, citada pelo jornal Marca, os suspeitos, com idades compreendidas entre os 44 e os 51 anos, distribuíam doping por ginásios de Pamplona e enviavam por encomenda postal para outras localidades, principalmente Granada.
As detenções na "Operação Blister" realizaram-se graças a informação obtida em 2010, durante outras operações realizadas pelas autoridades policiais ("Tatami" e "Power"). Em Dezembro, a Guarda Civil teve conhecimento de que haveria várias pessoas a comercializarem grandes quantidades de anabolizantes e outros dopantes que aumentam a massa muscular. Os clientes eram principalmente culturistas.
O centro da rede era uma farmácia de Navarra, que adquiria quase 60% dos anabolizantes e hormonas compradas naquela comunidade autoridade autónoma espanhola ao mercado grossista, desviando para tráfico quase seis mil embalagens de medicamentos. Nas buscas feitas a esta farmácia foram apreendidas 5.987 embalagens de substâncias diversas, com 16.425 doses de anabolizantes e hormonas.
A Guarda Civil espanhola salientou em comunicado que foi erradicado "um importante ponto de distribuição de substâncias que podem ser nocivas para a saúde se não são administradas por pessoal médico autorizado e debaixo de um estrito controlo, produzindo o seu uso inadequado um grave dano para a saúde".
Esta foi mais uma de várias operações contra o tráfico de dopantes levadas a cabo em Espanha. Num dos últimos casos, os Mossos D'Esquadra, da Catalunha, desmantelaram uma rede que importava dopantes de Portugal (ver relacionado).