Mais seis militares do curso de Comandos assistidos nas últimas 48 horas

Só um ficou internado. No fim de semana, um militar morreu devido a golpe de calor
Publicado a
Atualizado a

Nas últimas 48 horas, seis militares do curso de Comandos foram assistidos no Hospital das Forças Armadas: cinco regressaram ao curso e um ficou internado, mas não corre risco de vida. Está "em observação de indícios de rabdomiólise", ou seja, a destruição das fibras musculares que pode, em última instância, levar à morte. A informação foi avançada pelo Exército, em nota enviada à comunicação social.

Já em relação ao militar que foi internado no domingo no Hospital do Barreiro, Dylan Araújo da Silva, natural de Ponte de Lima, o Exército revela que a evolução do estado clínico é "favorável", mas mantém-se o quadro reservado.

Também no passado domingo, o furriel Hugo Abreu, de 20 anos, não sobreviveu a um "golpe de calor": de acordo com o Exército, depois de lhe ter sido detetada uma indisposição, o militar foi retirado da instrução, tendo sido transferido para a enfermaria de campanha, na zona de Alcochete, onde terá ficado em observação. Como após o jantar a situação clínica do militar piorou, o médico optou pela sua retirada para um hospital, mas Hugo Abreu acabou por morrer após uma paragem cardiorrespiratória antes de chegar a ser transferido.

Em declarações ao DN, o major-general Carlos Branco, antigo diretor do curso de Comandos, afastou a hipótese de a morte ter sido provocada por uma "instrução dura", tendo em conta a informação disponível.

O chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", tendo a Polícia Judiciária militar tomado conta da ocorrência.

Na segunda-feira, o ministro da Defesa manifestou "profundo pesar" pela morte de um militar de um curso de Comandos, tendo transmitido à família do soldado a sua "solidariedade pessoal e do Governo neste momento de dor e sofrimento".

O Exército esclareceu entretanto que, apesar da morte do militar, os treinos vão continuar, embora adaptados ao tempo quente previsto para o início desta semana.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt