Mais quatro anos de cooperação
António Costa acaba de ser reeleito como primeiro-ministro de Portugal e, ao que tudo indica, passará um total de dez anos no cargo. Se nos últimos seis anos no cargo, a comunidade judaica em Portugal não parou de crescer, acreditamos que vêm aí tempos ainda melhores e que a comunidade vai crescer ainda mais nos próximos quatro anos. E crescer não significa apenas que mais descendentes de judeus expulsos da Portugal, numa injustiça história com centena de anos, cheguem ao território. Crescer significa que a comunidade se alargue em número, mas também na profundidade da relação com o seu velho-novo país.
Milhares de pessoas chegaram ao país nos últimos anos dispostos a somar. Vieram para se reconectar com o país dos seus antepassados, mas também para ajudar a construir um país para os seus descendentes. Trabalham diariamente e investem em setores como o turismo, construção ou imobiliário.
Os resultados da eleição são claros e acabam com meses de incerteza. É tempo de o Governo fazer o que tem a fazer, fazendo cumprir o orçamento de estado e aplicando os fundos europeus, tão esperados. Esperam-nos dias melhores, de maior estabilidade e fulgor económico.
Nós, do nosso lado, que afinal é o mesmo de todos os outros portugueses, continuaremos a fazer a nossa parte. Continuaremos a estreitar a nossa relação com os outros portugueses, socialmente, culturalmente e economicamente. Parabéns, António Costa. Parabéns, Portugal. Faço votos de mais quatro anos de cooperação e integração.
Itay Mor, Presidente da Associação Judaica Over TheRainbow Portugal