Mais pequeno e ágil. Assim é a nova versão do robô Atlas
É uma grande evolução relativamente à primeira versão do Atlas, lançada há três anos pela Boston Dynamics, agora propriedade da Alphabet, ou seja, da Google. O robô foi melhorado e, mostra um vídeo hoje divulgado, está muito mais ágil.
O Atlas, que mede 1,75 metros e pesa 81 quilos - portanto, o equivalente ao ser humano -, está muito mais independente e bonito.
[youtube:rVlhMGQgDkY]
O design não é tão rústico, mas o que chama mesmo a atenção é aquilo que este robô é capaz de fazer. Caminha em superfícies tão instáveis como a neve, arruma caixas em prateleiras, apanha volumes do chão (até quando o homem o atrapalha e as desvia do seu caminho) e consegue levantar-se quando é empurrado.
A Boston Dynamics explica que o Atlas tem sensores espalhados pelo corpo que lhe permitem manter o equilíbrio e outros na cabeça, que lhe dão a capacidade de evitar obstáculos.
Este robô está desenhado para, no futuro, explorar zonas perigosas, como destroços em situações de catástrofes e está cada vez mais próximo da sua versão definitiva.