Mais de mil aposentados acusam Governo de roubo
"Roubo na pensão não é solução", "aposentados e pensionistas vêm dizer não ao Governo ladrão" e "está na hora de o Governo ir embora" foram algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa.
A manifestação, promovida pela Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública começou no Rossio e percorreu algumas ruas da Baixa lisboeta em sinal de protesto contra o corte médio de 10% nas pensões que será aplicado aos pensionistas do Estado.
No final do protesto, a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, entrou no Ministério das Finanças com uma delegação de reformados e pensionistas para entregar a resolução aprovada pelos manifestantes.
Na resolução hoje aprovada, para além da rejeição do corte nas pensões, a Frente Comum apela a todos os aposentados para que expressem "o seu descontentamento e oposição já no próximo dia 29 de setembro, nas eleições autárquicas".
Insta ainda a todas as entidades o envio para o Tribunal Constitucional do diploma que determina os cortes nas aposentações para efeitos de fiscalização da constitucionalidade.