Mais de 60% dos inquiridos no Barómetro E-commerce da Marktest faz compras 'online', estimando o estudo serem 5,2 milhões os portugueses que compram em 'sites' de comércio eletrónico, mais 4,2 pontos percentuais do que em 2021..O barómetro, lançado em 2021, contou este ano com uma amostra de 6.000 entrevistas, nas quais os inquiridos mostraram um aumento também da frequência destas compras, aumentando de 40,3% para 43,8% aqueles que fazem compras pelo menos uma vez por mês..Os dados da Marktest, grupo que se dedica a estudos de mercado e processamento de informação, revelam que o crescimento entre a segunda vaga de 2021 e a primeira vaga de 2022 aconteceu de forma quase homogénea entre homens e mulheres, com ganhos de quatro pontos percentuais entre compradores do sexo masculino, para 63,8%, e de 4,2 pontos percentuais entre as compradoras 'online', para 58,2%..A primeira vaga de 2022 do barómetro revela também que, entre 2021 e 2022, a faixa etária entre os 45 e os 54 anos aumentou o volume de compradores 'online' em Portugal em quase sete pontos percentuais, de 57,4% para 64,1%, mas são as gerações mais jovens as que mais compram, respondendo comprarem regularmente 92,4% dos inquiridos entre os 15 e os 24 anos e 92,1% dos entre os 25 e os 34 anos..A tendência de crescimento menos impressiva verificou-se na faixa etária entre os 55 e os 64 anos, com um acréscimo de 2,7 pontos percentuais, para 37,8% dos inquiridos que dizem ter hábitos de compra 'online'..Por classes sociais, a análise dos hábitos de compra 'online' conclui que a maior subida na segunda vaga do Barómetro E-Commerce se verificou na classe C1, com um aumento de 77,8% para 84,4%, continuando a ser a classe A/B, com 92,1%, a que tem maior número de compradores 'online'.