Mais 2 mil postos de trabalho com abertura ao domingo
Os associados que têm lojas com mais de 2.000 metros quadrados de área de venda, que desde Outubro do ano passado a lei permite que abram ao domingo, Luís Reis disse terem sido responsáveis pela criação de 3.576 postos de trabalho directos.
"Para evitar o problema dos reforços de pessoal no Natal, comparámos dados de Fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado e verificámos que foram criados 3.576 postos de trabalho, dos quais 60 a 70 por cento por causa da abertura ao domingo", afirmou o presidente da APED, num encontro com jornalistas.
"Em 2010 o sector da grande distribuição moderna criou 5017 postos de trabalho, líquidos e directos", afirmou o responsável, adiantando que este número representa um crescimento de seis por cento face a 2009 e significa que no final do ano passado as associadas da APED empregavam 92890 colaboradores.
Luís Reis disse ainda que, nos últimos cinco anos, o sector da grande distribuição criou 38.153 postos de trabalho, alguns dos quais devido à entrada na associação de novos associados, como o IKEA.
"Se não fosse a legislação que permitiu abrir ao domingo, não teriam sido criados tantos postos de trabalho", disse.
Sobre a precariedade laboral, condenada pelos sindicatos, o presidente da APED defendeu que os números "estão em linha" com a média nacional e que 70 por cento dos trabalhadores dos seus associados têm um vínculo de trabalho efectivo.
Luís Reis salientou que em Portugal são cerca de sete por cento os trabalhadores em part-time no sector do comércio, inferior à média de 12 por cento dos outros sectores de actividade económica.