Maior diamante negro do mundo é exibido no Dubai
Enigma, o maior diamante negro lapidado do mundo foi colocado em exibição pública pela primeira vez no Dubai esta segunda-feira, antes de ser leiloado a um preço que se espera alcançar os 5 milhões de dólares.
Especula-se que o Enigma terá sido formado pelo impacto de um meteorito há mais de 2,6 mil milhões de anos, segundo a especialista em joias da casa de leilões Sotheby's, Sophie Stevens.
Sendo uma das pedras mais difíceis de lapidar devido à sua resistência (é composta por inúmeros pequenos diamantes, grafite e carbono), este diamante de 555,55 quilates e 55 faces não foi exibido pelo seu proprietário anónimo nos últimos 20 anos.
O formato deste diamante foi inspirado no símbolo de poder e proteção do Médio Oriente, o Jamsa, em forma de mão, também relacionado ao número cinco.
"É muito diferente!", diz Stevens sobre a joia registada no livro Guinness como o maior diamante lapidado do mundo.
Depois de ser exibido no Dubai, o "Enigma" viajará para Los Angeles e Londres, para ser leiloado online por sete dias a partir de 3 de fevereiro.
O que a Sotheby's apelidou de "maravilha cósmica" pode vir a acabar nas mãos de um trader (comerciante) de bitcoin. "Aceitamos o pagamento em criptomoeda por este diamante, tal como aceitamos de outras pedras importantes", disse Stevens.
No ano passado, o diamante "Key 10138" foi vendido em Hong Kong pelo equivalente a 12,3 milhões de dólares em criptomoeda.