"Maior caverna de sal do mundo " descoberta em Israel
A Caverna Malham fica perto do deserto onde segundo a Bíblia a mulher de Lot foi transformada num pilar de sal. A verdade é que depois de mapeada ao longo de dois anos, a gruta em Israel revelou-se a maior caverna de sal do mundo.
Isto aconteceu porque a água da chuva escorre pelas fendas da superfície, dissolvendo o sal e criando canais semi-horizontais ao longo do caminho que desce até ao Mar Morto. Parte da Caverna, que atravessa o Monte Sodoma, a maior montanha de Israel, já tinha sido mapeada nos anos 80.
Há dois anos, Yoav Negev, do Clube de Exploradores das Cavernas de Israel, decidiu concluir a pesquisa e organizou uma equipa de investigadores e especialistas em desmoronamentos. E foi assim que conseguiram ter um retrato geral de Malham.
Uma das curiosidades nesta investigação foi o facto de numa pausa para o jantar os exploradores se terem queixado que a massa não tinha tempero. "Então quebrámos um pouco de sal de uma das pedras e usámos", disse Boaz Langford, da Universidade Hebraica de Jerusalém.