Madrid ultima preparativos para visita de Bento XVI e para a Jornada Mundial da Juventude
Um pouco por toda a cidade vêem-se já os cartazes que acolherão as centenas de milhares de jovens de todo o mundo que deverão deslocar-se à capital espanhola, no que os responsáveis pela visita consideram ser um importante contributo para a economia local. As atenções voltam-se tanto para os pontos centrais de Madrid como para vários locais nos arredores da capital que acolherão os peregrinos e onde se realizará a missal final das Jornadas. Desde o início da semana que as autoridades espanholas mantêm um bloqueio em torno à Puerta del Sol, em Madrid, retirando do local os últimos "indignados" que ali se encontravam.
Os manifestantes consideram que a operação de 'limpeza' - que tem sido amplamente defendida pelos comerciantes da zona - se insere nos preparativos para a visita de Bento XVI, que passará no "papamóvel" pela zona. Actualmente as maiores atenções concentram-se na base aérea de Cuatro Ventos, onde está a ser ultimado o maior acampamento jamais montado em Espanha e onde se realizará a missa final das Jornadas. Os organizadores esperam que até um milhão de pessoas possam ir à Adoração Eucarística com Bento XVI, dos quais cerca de 500 mil peregrinos vindos de todo o mundo, inscritos previamente e que pernoitarão a 20 de agosto no acampamento ali instalado, antes da missa de domingo.
Há quatro meses que se prepara toda a zona, com uma zona equivalente a dois campos de futebol destinada para o evento. Para o serviço estão a ser instaladas 48 torres de som, 20 ecrãs gigantes, 4000 casas de banho e duas mil torneiras de água potável. Dezenas de quilómetros de cabos, repetidores de telefones móveis e outras infraestruturas estão igualmente no local. No local estarão ainda oito hospitais de campanha, tendas de informação e acreditação e 17 capelas. A dominar o espaço está um macrocenário, de 195 metros de largura, 38 de fundo e 22 de altura, assemelhando-se ao lado de uma montanha branca com uma "árvore da vida", onde será instalado o altar maior. O altar tem capacidade para mais de duas mil pessoas. Uma zona para a imprensa permitirá que centenas de jornalistas de todo o mundo acompanhem os eventos.