Madonna financiou dez escolas este ano no Malaui
Anos depois de abandonar um projeto de 15 milhões de dólares, cerca de 11 milhões de euros, para construir uma escola para meninas, a estrela da pop disse que um dos seus projetos este ano seria educar 4871 crianças no país. A construção das instalações foi impulsionada pela sua fundação, Raising Malawi e pela Organização Não Governamental Norte-americana bluidOn.
"Estou contente por o meu envolvimento com a buildOn ter dado frutos na ajuda à educação das crianças no Malaui", disse Madonna num comunicado divulgado pela sua fundação. "Num país onde as meninas têm pouco acesso à educação é motivador saber que mais de metade dos alunos que ajudámos são raparigas", acrescentou a "Material Girl".
"O facto de mais de 4800 crianças no Malaui irem para a escola no próximo ano é um grande passo em frente no seu desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento do Malaui", continuou a cantora. De acordo com a sua fundação, seis das escolas em que estiveram envolvidos já estão abertas e dez outros estabelecimentos estarão operacionais em janeiro de 2013.
Madonna está longe de ser uma simples cantora no Malaui, já que adotou duas crianças nascidas no país, David, em 2006 e Mercy, três anos mais tarde. A sua fundação já doou milhões de dólares a vários orfanatos e instituições de proteção de órgãos no país.
O Malaui é classificado pela ONU como um dos 20 países menos desenvolvidos do mundo. Quase 40% da sua população vive com menos de um dólar por dia, muito abaixo do limiar da pobreza. De acordo com a UNICEF, apenas 26% dos meninos e 16% das meninas completam a escolaridade primária, devido à pobreza e à escassez e distância das escolas.