Macacos mordam o novo rei da selva... digital
Chacota da imprensa especializada americana, The Legend of Tarzan tem um Tarzan pejadinho de efeitos visuais e um semblante de super-herói que se coalesce às novas normas do cinema-espetáculo de Hollywood. David Yates, o realizador, passa o tempo todo a evidenciar os superpoderes do rei da selva, seja por planos em slow-motion a imitar a escola Marvel, seja pelo lado pavoroso de efeitos digitais que o fazem voar (e desaparecer) da imagem real. Um Tarzan animado? Antes fosse.
Nesta gerigonça em que "tudo é possível" (o mais lamentável é o lado plástico da bicharada...), a história inspirada na personagem de Edgar Rice Burroughs começa já com Tarzan como lorde de Greystoke, em Inglaterra, chamado a África a convite do rei da Bélgica, que entretanto tenta fomentar a escravatura do povo do Congo para tráfico de diamantes e de marfim.
Cedo John Clayton (o nome do nosso herói em Inglaterra) percebe que os belgas (os verdadeiros vilões aqui) estão a colocar em causa a sobrevivência das tribos suas amigas e que a sua cabeça pode estar a prémio. Esta nova versão tenta atrair um público mais juvenil e eventualmente desconhecedor da personagem. O que não compensa neste horizonte de formatação de "filme de super-herói" é sobretudo uma estilização que o deixa sem vida própria. A falta de humor faz que toda a trama seja arrastada e as coreografias das sequências de ação são chatíssimas.
[youtube:Nv2ZzaqLMpc]
Se Tarzan é uma personagem sem reserva alguma de idiossincrasia, o vilão, um emissário do rei da Bélgica, interpretado por Christoph Waltz (em piloto automático), representa sem imaginação o lugar dos maus da fita dos "super-heróis". Bem notório é o erro de cast que é Alexander Skarsgard na pasta de Tarzan. Falta-lhe tanto garra como carisma natural para dar poder animal à personagem. O seu olhar (sempre abananado) parece não acreditar em tudo aquilo, logo ele que tinha dado tão boas indicações na série Sangue Fresco e no recente O Diário de Uma Adolescente. A certa altura, limita-se a expor os seus bíceps e a fazer poses...