MAAT recebe 12 mil visitantes em dia de aniversário
Em dia de entrada livre, assinalando o primeiro aniversário do MAAT, mais de 12 mil visitantes passaram pelo museu, segundo fonte oficial da EDP.
As comemorações começaram ontem à noite, às 23.00, com um concerto do projeto Moullinex, e uma festa ao longo da noite. Pela festa passaram 900 pessoas.
Hoje foram inauguradas três novas exposições: Quote/ Unquote. Entre Apropriação e Diálogo, a partir da coleção de artistas portugueses da Fundação EDP, Artists Film International (vídeos assinados por 17 artistas de 17 lugares) e a obra Shadow Soundings que ocupa a galeria oval do novo edifício. Trata-se de instalação sonora e em vídeo em que o artista capta os sons da ponte 25 de Abril e as imagens que lhes correspondem. Na galeria principal do museu está atualmente patente a exposição Tensão e Conflito. Arte em Vídeo Pós-2008.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, uma obra de arquitetura assinada pela artista britânica Amanda Levete, abriu as portas há um ano, também com entrada livre, e recebeu a visita de 15 mil pessoas. Segundo Miguel Coutinho, administrador-executivo da Fundação EDP, passaram pelos dois edifícios -- Central Tejo e MAAT - 550 mil pessoas, 268 mil entre janeiro e agosto.
No último ano, pelas 23 exposições do museu passaram 432 artistas, 137 deles portugueses.
"Vamos expor pela primeira vez, na primavera, a coleção de Pedro Cabrita Reis, que foi uma compra importante que a fundação fez", disse Miguel Coutinho, em entrevista ao DN, sobre a programação que aí vem. Está também prevista a exposição Happy Show, de Stefan Sagmeister, e, na Galeria Oval, a instalação que Xavier Veilhan fez no pavilhão francês da Bienal de Veneza.