A goleada dos craques na estreia de Keizer pelo Sporting

Dupla de ouro (Bas Dost e Bruno Fernandes) transformou um bocejo em goleada para o Sporting, que abateu em Viseu o Lusitano de Vildemoinhos, para a Taça de Portugal. O holandês bisou, Bruno Fernandes e Diaby também marcaram
Publicado a
Atualizado a

Bas Dost bisou (77 golos pelo Sporting), Bruno Fernandes (em combinação com o holandês) desfez o surpreendente empate conseguido por Braz antes do intervalo, Diaby fez o 1-4. Em dez minutos, o Sporting passou do bocejo e da igualdade (1-1) para a goleada (1-4). Não houve futebol atraente nem equipa? Bastaram os craques. Pelo menos num jogo da Taça de Portugal frente a uma equipa do terceiro escalão, uma boa equipa, o Lusitano de Vildemoinhos.

Na estreia de Marcel Keizer no banco, o Sporting apresentou pecados antigos, mas soluções também elas clássicas: Bas Dost e Bruno Fernandes. Quantos jogos já resolveu esta dupla? A estatística diz que a dupla recuperada das rescisões de contratos vale 43% dos golos da equipa esta época.

Com um futebol pastoso, pouca criatividade e intensidade zero por cento, os leões só chegaram ao jogo depois dos 20 minutos. E nem foi de forma retumbante. Foi, aliás, de maneira muito discreta.

Pelo caminho, já Braz assustara Renan e Nuno Rodrigues obrigara o guarda-redes do Sporting a uma defesa apertada. Tudo antes dos 15 minutos. Chegou, então, o Sporting ao jogo. Recurso: bola na esquerda, Nani serpenteava para os lados e colocava a responsabilidade nos cruzamentos de Jefferson. Haveria de ter razão, mais à frente. Mas até ao golo inaugural, as finalizações aos centros do brasileiro não chegaram, sequer, para Ruca sujar o equipamento.

Mas eis que Bas Dost se soltou das amarras de Tiago Gonçalves e Paulo Oliveira. Jefferson puxou a bola ao segundo poste, rasteira, o holandês fez um golo fácil. Pelo menos, quando se trata do ponta-de-lança leonino, parece muito fácil.

O jogo estava perto do intervalo, mas o Lusitano não desarmou. Nuno Rodrigues ganhou o duelo a Bruno Fernandes, passou Gudelj e centrou com precisão para Braz, numa boa movimentação, ficar na cara de Renan. O cabeceamento picado deixou Renan à beira de um ataque de nervos.

O intervalo serviu para descansar. Mas não mais do que isso. O Sporting continuava muito tempo com a bola, mas raramente sabia o que fazer de útil com ela. Até que a dupla funcionou. Tabela de Bruno Fernandes com Bas Dost, à entrada da área, e golo do médio. Um bom remate, muito colocado.

Foi o início de um período de dez minutos demasiado penalizador para o Lusitano. Mas contam as que entram, e depois da de Bruno Fernandes ainda entraram mais duas. Bas Dost - quem mais? - fez o 1-3 e chegou aos 200 golos na carreira (por clubes: Sporting, 77; Heerenveen, 51; Wolfsburg, 48; Heracles Almelo, 16; FC Emmen, 6).

Logo a seguir, Diaby aproveitou para arrumar de vez com o Lusitano. Os craques só com azar são amadores, como o provaram Bas Dost e Bruno Fernandes. A propósito: valem 15 golos do Sporting 2018/2019: 9 de Bas Dost (7 golos e 2 assistências) 8 de Bruno Fernandes (7 golos e 1 assistência). Acima, só Nani, o craque-capitão - 11 (6 golos e 5 assistências).

Venham os quartos-de-final, o Sporting já lá está com uma goleada a batizar a estreia de Marcel Kaizer no comando dos leões. A goleada dos craques.

Figura: Bas Dost

Numa equipa apagada, Bas Dost fez lume com duas pedras molhadas. O holandês não participou assim tanto no jogo, mas quando se chegou à frente foi para ferir o adversário. Fez o 0-1, serviu Bruno Fernandes para o 1-2 e saiu de barriga cheia depois de bisar - 77 golos dos 200 que alcançou na carreira por clubes foram de leão ao peito. Não se enganem: isto é um matador.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.

Lusitano Vildemoinhos 1-4 Sporting
Intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Bas Dost, 42 minutos.
1-1, Braz, 44.
1-2, Bruno Fernandes, 64.
1-3, Bas Dost, 71
1-4, Diaby, 73.

Equipas:

Lusitano: Ruca, Paulo Oliveira, Tiago Gonçalves, Márcio Rocha, Assane, Uros (Edgar Lopes, 78), Murilo, Braz (Klysman, 72), Hélder Rodrigues (Marado, 78), Nuno Rodrigues, Kiko.
(Suplentes: Sea, Calico, Kylsman, Gustavo, Edgar Lopes, Leal, Marado).
Treinador: Rogério Sousa.

Sporting: Renan Ribeiro, Coates, Jefferson, Bruno Gaspar, Jérémy Mathieu, Bruno Fernandes, Wendel (Bruno César, 79), Gudelj (Petrovic, 85), Nani, Abdoulay Diaby, Bas Dost (Jovane Cabral, 75).
(Suplentes: Romain Salin, André Pinto, Bruno César, Carlos Mané, Lumor, Petrovic, Jovane Cabral).
Treinador: Marcel Keizer.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Uros (27') e Gudelj (48').
Assistência: Cerca de 6.200 espetadores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt