Lula da Silva e a mulher acusados no processo Lava Jato

O Ministério Público Federal do Brasil acusou hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua mulher, Marisa Letícia, e outras seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato por irregularidades num imóvel no Guarujá.
Publicado a
Atualizado a

As outras pessoas são Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, Léo Pinheiro, presidente da OAS, e outras quatro pessoas ligadas à mesma empreiteira, de acordo com a Agência Brasil

Ainda não se sabem quais os crimes de que os restantes envolvidos serão acusados.

Lula da Silva é acusado de ter sido beneficiado com obras no imóvel, feita pela construtora.

Segundo o MPF, a reforma foi oferecida pela empresa como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

No final de agosto, a Polícia Federal indiciou o ex-Presidente, a sua mulher e outras três pessoas por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro, por suspeitas de crime na aquisição e reforma do apartamento de luxo, situado no litoral do Estado de São Paulo.

De acordo com documentos divulgados pela Polícia Federal, em causa estão gastos de cerca de 2,4 milhões de reais (639,7 mil euros).

Trata-se da primeira denúncia contra o ex-chefe de Estado encaminhada ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, que investiga o maior esquema de corrupção da história do Brasil, na Justiça Federal do Paraná.

Em resposta a estas acusações, o ex-Presidente já disse várias vezes que o apartamento no Guarujá não lhe pertence.

Lula da Silva e a sua mulher alegam que firmaram um contrato de prioridade de compra do imóvel, que depois não foi concretizado.

Em julho, o juiz Ricardo Leite, da 10.ª Vara da Justiça Federal de Brasília, constituiu o ex-Presidente e outras seis pessoas arguidas por alegadas tentativas de obstrução à justiça na Operação Lava Jato.

Em causa está uma alegada tentativa de impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras (a petrolífera estatal brasileira) Nestor Cerveró de assinar um acordo de delação premiada (prestação de informações em troca de eventual redução de pena).

[artigo:5339135]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt