Luís Martins, o Mestre "da 'didática do jogo' teve 19 valores
Luís Martins, ex-treinador adjunto de Villas-Boas, no Zénit, defendeu esta quarta-feira, a tese de mestrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com nota 19 valores.
A tese, subordinada ao tema "A Didática do Jogo de Futebol: Da Formação ao Alto Rendimento", orientado pelo docente da UTAD, e também treinador, Vítor Maçãs, abordou o percurso profissional de Martins no futebol. Segundo o autor, a didática do jogo, é uma premissa importante da intervenção dos treinadores de futebol em todas as fases de aprendizagem do jogo, pelo que a prescrição dos exercícios de treino.
"Pretendemos desenhar uma forma de ensinar o jogador a aprender o jogo, utilizando formatos adaptados ao seu desenvolvimento, pelo que neste trabalho caracterizamos o individuo, o jogador em cada etapa, o jogo e ainda o processo de ensino e aprendizagem (treino)", defendeu o técnico.
Neste sentido, é apresentada uma proposta de Programa de Formação Desportiva, assente em três pressupostos: ensinar progressivamente o jogo; indicar um modelo de jogo adotado e ainda as etapas de formação do praticante : "Porque ser treinador é essencialmente ser formador, o qual transmite conhecimento. Mas para isso é necessário liderar um processo de ensino aprendizagem, selecionando com critério exigente os conteúdos a utilizar para que se produza saber, e saber fazer nos jogadores."