Lourenço Ortigão e Albano Jerónimo já estão a caminho dos Emmy
A cerimónia de entrega dos Emmy Internacionais realiza-se na próxima segunda-feira, 23 de novembro, em Nova Iorque. Albano Jerónimo e Lourenço Ortigão são os rostos escolhidos para representar Portugal e partiram já esta manhã de Lisboa, às 12.35, rumo ao Aeroporto de Newark.
Albano viaja em nome de Mulheres, que está nomeada para melhor novela, juntamente com Jikulumessu, de Angola, Império, do Brasil, e Ciega a Citas, de Espanha. "É um grande orgulho levar um trabalho feito cá, em Portugal, lá para fora. Gostei imenso de fazer este projeto, onde as protagonistas eram sete mulheres e onde os homens existiam numa posição muito interessante, que era exatamente de destacar o papel delas", sublinhou o ator, pouco depois de chegar ao Aeroporto da Portela, por volta das 09.30. E destacou: "É uma novela urbana, muito bem escrita, uma novela mais de interiores, não só em termos de décors, mas também de trabalho de atores. Guardo este trabalho com muito amor e é, de facto, um orgulho tremendo".
Já Lourenço Ortigão, a convite da International Academy of Television Arts & Sciences, vai subir ao palco para entregar o prémio de melhor programa de horário nobre não inglês, acompanhado pela atriz e cantora brasileira Leandra Leal. Para além de ser co-apresentador, fez também parte do júri. "Estive durante muito tempo a ver séries e telenovelas, para depois fazer as minhas avaliações. É uma aprendizagem ver o que se está a fazer no resto do mundo, porque temos mais noção da qualidade dos produtos que temos. E devo dizer-vos que temos produtos ótimos, não é por acaso que temos tido estas nomeações todas nos últimos anos", frisou o protagonista d' A Única Mulher.
Nenhum dos atores mostrou receio de viajar de avião até Nova Iorque, depois dos atentados terroristas, mas não deixaram de lamentar o clima que agora se vive. "Não vou com receio. Acredito que todas estas manobras contribuem para uma política do medo para a qual eu, como cidadão, não contribuo", assegurou Albano Jerónimo.
Lourenço, que esteve em França na altura dos atentados em Paris, realça ainda mais a gravidade da situação. "Não vou com medo, nem penso sequer na hipótese de haver alguma má sorte, mas acho que o que se passou foi gravíssimo. Acho que se está a entrar num período em que pode haver uma guerra muito grande e que nos pode até envolver a nós. Está a tentar espalhar-se o terror, o horror, o medo... Mas acredito que não vá acontecer nada", concluiu, antes de se dirigir para a zona de embarque.
Para além de marcarem presença na cerimónia apresentada pelo humorista Bassem Youssef, os atores da TVI revelam, ainda, que pretendem desfrutar de Nova Iorque, "passear e ver espetáculos".